Revolução técnico-científica e informacional do século XX

Revolução técnico-científica e informacional do século XX

Por

A Revolução técnico-científico e informacional do século XX também é chamada de Terceira Revolução Industrial. Esse processo de desenvolvimento teve início na segunda metada do século XX, por volta de 1970.

Essa revolução foi marcada por uma série de descobertas e avanços tecnológicos, como o desenvolvimento da informática, da química-fina, da biotecnologia, da pesquisa espacial e do genoma humano.

A terceira revolução industrial teve papel fundamental nos avanços da comunicação. O desenvolvimento da internet, por exemplo, revolucionou os conceitos de tempo e espaço geográfico ao diminuir as barreiras físicas da comunicação e dos negócios internacionais.

Essa revolução informacional esteve muito ligada aos avanços da informática, da robótica e das telecomunicações, mas também contou com descobertas importantes sobre o uso de novos materiais e sobre a engenharia genética.

Historiadores afirmam que a revolução técnico-científica e informacional alavancou o capitalismo moderno e a globalização. Conheça algumas tecnologias importantes desenvolvidas nesse período:

Telecomunicações: antenas via satélite, torres de telefonia móvel, cabos de fibra óptica, redes de computadores, satélites, satélites de tv e rádio.

Infraestrutura em transportes: aeroportos, portos, rodovias.

Produção agropecuária: pecuária e agricultura de precisão baseadas na biotecnologia.

Indústrias: robótica.

Como o próprio nome diz, a Revolução Técnico-científica e informacional foi impulsionada pela informação.

Leia também! Assuntos relevantes