Energia Hidráulica

Energia Hidráulica

Produção de Energia Elétrica
Imagem da Hidroelétrica de Itaipu.
Fonte: Força da água em movimento.

Viabilidade econômica: A produção de uma usina hidrelétrica é muito cara, mas a fonte é constantemente renovada, ou seja, como a fonte da energia mecânica que se converterá em elétrica é a água de uma represa, não há risco dessa estar em falta. Além disso, a grande quantidade de energia produzida compensa.

Espectro de utilização: Represas que tenham, em algum ponto, um grande desnível, para que possam se instalar nesse desnível as grandes turbinas que convertem a energia mecânica em energia elétrica. É usada em países que não dispõe de grandes reservas de petróleo, carvão ou gás.

O Brasil: Essa é a forma de energia mais utilizada no Brasil, que é quase totalmente abastecido por suas várias usinas hidrelétricas, como a maior do mundo, a usina de Itaipu, no Rio Paraná.

Impactos ambientais: São grandes, com grande desmatamento, que mata a flora e atrapalha a fauna. Além disso, desvia o leito dos rios.

A Usina Hidroelétrica de Itaipu, construída em sociedade pelo Brasil e pelo Paraguai, é a maior hidroelétrica do mundo, e supre 20% da necessidade de energia do Brasil.

Fonte:
http://orbita.starmedia.com/~achouhp/fisica/energia_hidraulica.htm

Leia também! Assuntos relevantes