Energias Alternativas
Fontes Alternativas de Energia
Os governos das principais nações mundiais estão em constante discussão sobre as emissões de poluentes e sobre como evitar o aumento da temperatura global em até 2 graus Celsius nos próximos anos, caso o homem mantenha esse mesmo ritmo de poluição e degradação ambiental. Diante destas discussões, sempre surgem questionamentos sobre fontes alternativas de geração de energia, ou seja, fontes sustentáveis, que são capazes de oferecer impactos mínimos à natureza.
Atualmente, a sociedade vive uma grande dependência do petróleo como recurso para geração de energia, porém este recurso é finito na natureza, sendo de extrema urgência encontrar novas fontes de energia para manter o desenvolvimento econômico, social e tecnológico.
Para suprir essa demanda, foram desenvolvidas diversas fontes alternativas de energia. Conheça algumas delas:
Biogás – Esse gás vem da decomposição de elementos orgânicos, como o esterco, o lixo e a palha. As matérias-primas são levadas a um biodigestor para transformação em gás. Essa fonte de energia é promissora e pouco poluente.
Energia biológica – Esse tipo de energia é proveniente da biomassa extraída de produtos como cana-de-açúcar e eucalipto. Essa é uma importante tendência mundial na produção de energia.
Biocombustível – O álcool (etanol) é um combustível bastante utilizado no Brasil, mas ainda pouco explorado nos outros países do mundo. É um importante combustível e pode ser extraído de vegetais, como a cana, a cevada, a mandioca e o girassol.
Energia Solar e Hidrogênio – Em países desenvolvidos, já é comum o uso da energia solar e do hidrogênio para produzir energia. Essas fontes são muito mais vantajosas do que as hidrelétricas e termoelétricas.
Energia Eólica – A força dos ventos também é uma fonte de energia. Com uma estrutura de moinhos e geradores, a energia eólica é sustentável e eficiente.