Hidrelétricas

A Força dos Rios
Tudo começa na Usina Hidrelétrica. Como no Brasil temos um grande número de rios com quedas d´água esta é a opção mais prática, econômica e segura para a geração de eletricidade.
As partes mais importantes são:
- As Barragens;
- As Comportas e o Vertedouro;
- A Casa de Máquinas;

As Barragens como o próprio nome diz têm a função de barrar o fluxo de água formando a represa, um grande lago onde a água fica armazenada.

As Comportas e o Vertedouro controlam o nível de água evitando que ela transborde, quando o nível da repressa passa do limite. As comportas são abertas e a água escoa pelo vertedouro.

Na Casa de Máquinas estão instaladas as turbinas que geram a energia elétrica.

A água repressada entra na casa de máquinas por tubos (que são chamados dutos forçados) a força da água é que movimenta as turbinas fazendo girar o eixo que tem um grande ímã na parte superior, este em contato com as turbinas produz um campo magnético que gera a energia elétrica.

Depois de gerada, a energia elétrica sai da usina por cabos, diretamente para a estação elevadora. Através dos transformadores a tensão elétrica ou voltagem se torna aproximadamente 10 vezes maior do que ao sair da casa de máquinas, isto é necessário para que ela chegue até as cidades com força suficiente depois de percorrer grandes distâncias pela linha de transmissão sustentadas pelas torres.

Mas antes de entrar nas cidades e ser distribuída a energia elétrica precisa ficar de novo com a mesma voltagem que tinha ao sair da usina, 10 vezes menor, esta redução é feita na subestação rebaixadora.

Da subestação rebaixadora a energia segue seu caminho pela rede primária agora pelas linhas de distribuição, mas nesta etapa a voltagem é muita alta para ser consumida, antes de chegar na casa ela é novamente reduzida. Só agora a energia elétrica fica com quantidade de volts para consumo que varia de região para região.

Finalmente a energia entra para a rede secundária e chega até sua casa.

A concessionária de energia elétrica é a responsável da entrega da energia até o medidor ou relógio de cada residência ou estabelecimento.


Fonte:
http://www.geocities.com/CapeCanaveral/5534/newpage8.htm

Leia também! Assuntos relevantes