Ecossistema

Por

A Terra é composta por vários Ecossistemas, conjuntos de seres vivos que habitam determinados ambientes. Os ecossistemas são tipos de comunidades de organismos e espécies diversificadas. Eles são determinados por uma interatividade dos seres vivos com o meio ambiente.

Podemos dizer que um ecossistema é um conjunto de animais, plantas e outros organismos e elementos que habitam o mesmo ambiente. Todo ecossistema também é formado por matéria não viva, ou seja, por seres brutos, como solo, água, terra, pedras, areia, etc.

Pântanos, pradarias, florestas e oceanos são exemplos de ecossistemas. Este conjunto de fauna, flora, microrganismos e ambientes é sempre complexo, e também envolve as estruturas do solo, da atmosfera e das águas.

Os elementos do ecossistema se mantêm em equilíbrio. Por isso, quando o homem age negativamente sobre um ecossistema, ele provoca alterações globais, causando prejuízos aos seres vivos e à natureza. Isso é o que acontece frequentemente com matas nativas que são exploradas pelo homem.

Uma pequena alteração no ecossistema altera toda a cadeia alimentar dos animais, o clima, o ciclo de chuvas e todos os outros aspectos que envolvem aquele determinado ambiente.


Variedade de espécies

Os ecossistemas são importantes para a vida no planeta, pois abrigam uma grande variedade de espécies. São plantas, mamíferos, insetos, pequenos seres e vegetais que formam um ambiente perfeito.

A palavra Ecossistema vem do grego oikos, que significa casa; e systema, que significa onde se vive. Este é o termo usado para designar todo o conjunto das comunidades bióticas que habitam e interagem com uma determinada região do planeta.

O ecossistema está presente na vegetação de cerrado, na floresta tropical, na mata ciliar, na caatinga e em todos os outros importantes ambientes do Brasil e do mundo. Neste cenário, as relações dos organismos formam comunidades de espécies.


Vale dizer também que o conjunto de todos os ecossistemas do planeta Terra forma a Biosfera.

Cada ecossistema pode ter seres com um papel principal estabelecido, como produtor, consumidor ou decompositor de matérias. Por exemplo, as plantas são produtoras, os animais são consumidores e as bactérias são decompositoras. Isso significa que os ecossistemas possuem seres autótrofos e heterótrofos.

Todo ecossistema também conta com cadeias alimentares, com consumidores primários, secundários, terciários, etc. Neste contexto, a energia é transferida de um nível trófico para o seguinte, ou seja, de um ser para outro.

Um ecossistema só pode ser considerado saudável quando existe equilíbrio entre todos os seres que o compõem. Por isso, a poluição, o desmatamento e a agricultura podem ser extremamente prejudiciais para estes ambientes.

Leia também! Assuntos relevantes