Ecossistema terrestre

Ecossistema terrestre

Por

O ecossistema terrestre é onde os homens vivem. O conceito de ecossistema foi criado em 1935 pelo ecólogo Arhtur Tansley. O objetivo era ter um termo que pudesse fazer referência às comunidades de seres vivos e aos locais onde eles vivem.

O ecossistema terrestre é aquele localizado sobre a terra. Essas áreas são ricas em vida e biodiversidade. Entre os tipos mais comuns de ecossistema terrestre, podemos citar as florestas, as savanas e os desertos. Vamos entender mais:


Florestas
São espaços grandes e cheios de biodiversidade. Existem florestas tropicais, temperadas ou coníferas. Elas apresentam vegetação densa e muitas espécies de animais.


Savanas
São áreas tropicais que alternam períodos de chuva e de seca. É um espaço habitado por várias espécies animais, como leões, zebras, elefantes e girafas.


Estepes (Pradarias)
Os estepes, ou pradarias, contam com vegetações herbáceas e sem árvores. São áreas localizadas em locais de clima temperado. Nessas áreas são proibidas as práticas de monoculturas e agropecuária.


Desertos
Os desertos são grandes espaços cobertos por areia. A vegetação dessas áreas é rasteiraa e escassa, e destaca a presença do cacto. É um ecossistema onde existem muitas espécies de aranhas, lagartos e animais que bebem pouca água.

Leia também! Assuntos relevantes