Ecossistema aquático

Ecossistema aquático

Por

O planeta Terra tem muitos tipos de ecossistemas. Um ecossistema importante para o homem é o ecossistema aquático, caracterizado por corpos de água, como mares, rios, oceanos, lagos, pântanos, manguezais, entre outros.

Os ecossistemas aquáticos podem ser divididos em: ecossistema de água doce e ecossistema marinho. Vamos entender melhor cada um desses ecossistemas.


Ecossistema de água doce
O ecossistema de água doce tem variações nos níveis de águas. Entre os ecossistemas mais importantes, temos os rios, benéficos para as plantas, animais e comunidades de pessoas que vivem às margens do seu curso. Os rios têm anfíbios, peixes e animais invertebrados aquáticos.

Rios e suas margens são responsáveis por abastecer muitas cidades com água potável e com peixes. Especialistas dizem que os rios sustentam vários ecossistemas terrestres.


Ecossistema Marinho
É formado por oceanos e mares. Esse ecossistema é muito importante, pois é um grande berçario de vida marinha. É importante ressaltar que a vida evoluiu do ecossistema marinho. Nesse ambiente, existe a salidade, que fica em torno de 3,5%. As temperaturas das correntes marinhas não sofrem muitas alterações. No ecossistema marinho a luz solar penetra até 200 metros de profundidade. O ecossistema marinho é considerado estável.

Leia também! Assuntos relevantes