Você sabe o que é etologia?

Ethos em grego significa hábito e logia, estudo. Logo, etologia significa ‘estudo do hábito ou comportamento’. Em outras palavras, etologia é a ciência que estuda o comportamento dos seres vivos.

Esta é uma ciência, ramo da zoologia, que estuda o comportamento animal, envolvendo instinto, aprendizado e formas de comunicação, influenciados por fatores externos.

Seus fundadores foram Nikolaas Tinbergen e Konrad Lorenz, ganhadores do prêmio Nobel. Eles foram influenciados por Charles Darwin e a Teoria da Evolução.

Porém, vale ressaltar que também existe a etologia humana, que estuda o comportamento das pessoas, sendo muito usada pela psicologia e pela psicanálise.

A intenção da etologia, na opinião de Odum, é a interligação entre a fisiologia, a ecologia e a psicologia.


Mas, você sabe o que é comportamento?

Comportamento são as reações, geralmente movimentos, influenciadas pelo ambiente. A palavra significa como cada pessoa reage as diferentes situações da vida.

De acordo com Darwin, cada espécie é dotada de seu próprio repertório de padrões de comportamento, assim como são dotadas de suas próprias particularidades anatômicas.

Algumas reações evoluem no decorrer da vida e algumas delas geram mudanças no comportamento.

Olhar humano e animal, comportamento


Etologia animal

O estudo a respeito do comportamento dos animais começou na pré - história.

Nossos ancestrais observavam os animais para se defender, caça-los ou até, domesticá-los.

Em animais selvagens a etologia estuda seu comportamento preferencialmente no ambiente natural, pois existem detalhes do comportamento que só podem ser observados quando se encontram livres em seu ambiente

Nos animais domésticos, esta ciência estuda a relação deles com as pessoas e seu comportamento diante de várias situações

Essa ciência permite, através de modelos e conceitos teóricos, descobrir algumas reações dos animais para compensação dos fatores ambientais como mudanças climáticas, aquecimento global, queimadas, alagamentos, etc.

A etologia identifica a conduta fisiológica dos animais e suas regulações, em relação ao habitat e também com outros animais.

Com o estudo do comportamento dos animais, é possível descobrir quais reações são de origem genética e quais são adquiridas no decorrer da vida deles.

A etologia escreve as características do animal como também descobre as causas de um determinado comportamento. Por exemplo, quando um animal se encontra agressivo, é importante descobrir o porquê.


A etologia aplicada aos humanos

O estudo do comportamento foi além da zoologia, passando a ser utilizado na análise comportamento de seres humanos.

Isso tem contribuído para a recuperação da noção de humano como um ser bio-psico-social, abandonando a concepção insular do ser humano.

De acordo com Bowlby, a etologia humana fornece um repertório de conceitos e fatos necessários para explorar e integrar dados e descobertas proporcionados por outras abordagens, como a psicanálise.

Alguns conceitos da etologia têm sido muito usados para estudos da infância, contribuindo significativamente para na elaboração de escalas de desenvolvimento normativas.

Muitos psicólogos, antropólogos e sociólogos utilizam esta ciência e suas ferramentas para tentar entender alguns dos comportamentos humanos.

A etologia pode ajudar a entender alguns comportamentos de psicopatas e as origens deles, podendo trazer uma solução para o problema.

Agora você já tem uma boa ideia do que é a etologia! Assunto complicado e interessante, não é mesmo?

Se você gostou, compartilhe com os amigos!