Tipos de Ecossistema

Tipos de Ecossistema

Por

Os ecossistemas são espaços naturais com características peculiares e grande biodiversidade. Essas áreas são caracterizadas por comunidades de espécies da fauna, da flora e microorganismos.

Podemos dizer que os ecossistemas são partes integrantes dos biomas. Cada ecossistema tem fatores ambientais bióticos e abióticos, como plantas e animais, e luz, água e gases naturais. Existem basicamente os ecossistemas terrestres e aquáticos.

No Brasil, por exemplo, os principais ecossistemas terrestres são a Amazônia, a Caatinga, os Campos, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Mata de Araucárias, a Mata de cocais e o Pantanal.

Já entre os ecossistemas aquáticos, podemos destacar as Regiões Costeiras, os Manguezais, as Restingas e os Oceanos. Vale lembrar que o ecossistema aquático pode ser de água doce ou salgada.

Outros tipos de ecossistemas muito estudados pelo homem são o Ecossistema Lentic, o Ecossistema Lótico e os Ecossistemas Artificiais. O Ecossistema Lentic é uma classe dos ecossistemas aquáticos, como lagoas, rios, lagos, pântanos e córregos.

O Ecossistema Lótico também está relacionado à água, e engloba as massas de água que fluem para o oceano, como nascentes, rios e córregos. Por fim, os Ecosssitemas Artificiais são aqueles criados pelo homem, como praias e florestas artificiais e tanques.

Leia também! Assuntos relevantes