Animais Invertebrados

O grupo dos animais invertebrados faz parte do chamado Reino Animalia, que, basicamente, é dividido em vertebrados e invertebrados. A principal característica dos animais invertebrados é que eles não possuem crânio e coluna dorsal.

Os invertebrados são animais de grande relevância na cadeia alimentar. Este grupo conta com oito categorias de animais, os chamados filos. São eles: os poríferos, os anelídeos, os cnidários, os platelmintos, os moluscos, os nematelmintos, os artrópodes e os equinodermos. O grupo com maior diversidade entre os invertebrados é o artrópode, que possui o número mais elevado de representantes, entre eles os insetos, os crustáceos, as aranhas, os caranguejos, as centopeias, entre outros seres. A categoria dos artrópodes tem revestimento externo rígido, que constitui o exosqueleto.

Caranguejo eremita
Caranguejo eremita

Aranha
Aranha

Tarântula

Os animais invertebrados correspondem a 99% das espécies que constituem o Reino Animalia. São animais com características bastante peculiares. Confira algumas delas:

  • Os invertebrados possuem exoesqueleto de quitina;
  • São animais que contam com corpo segmentado;
  • As espécies possuem apêndices articulados e respiração aérea.

Muitos invertebrados contam com corpo mole, sendo que a sustentação pode ser feita por um exoesqueleto de calcário. Segundo especialistas, existem mais de 1,5 milhão de espécies invertebradas no mundo.

Pesquisas demonstraram que os seres invertebrados surgiram a partir de um organismo ancestral, que era um unicelular primitivo.


O que você precisa saber sobre os Animais Invertebrados?

Os invertebrados têm uma estrutura corporal bastante específica. Muitos deles são aeróbicos, ou seja, adquirem oxigênio da água ou do ar. O sistema respiratório é diferenciado em cada tipo de animal, de acordo com seu habitat.

Os seres invertebrados são pluricelulares, eucariontes e heterótrofos. Grande parte dos invertebrados tem reprodução sexuada, com gametas. São espécies com simetria bilateral em seus corpos e que podem ser terrestres, aquáticos ou aéreos. Alguns exemplos de invertebrados são: formigas, minhocas, joaninhas, moscas, gafanhotos, siri, estrela do mar, camarão, entre outros.

Minhoca
Minhoca

O grupo dos invertebrados é tão diversificado que contém espécies minúsculas e animais de grande porte. Um dos maiores invertebrados do planeta é a lula-gigante, que pode chegar ao comprimento de 20 metros.

Em geral, estes animais possuem estrutura corporal simples, em especial os seres aquáticos, como as esponjas, por exemplo. Dentro dessa categoria também estão os vermes, os corais, as anêmonas do mar, as águas-vivas, os moluscos, as ostras, as lulas, entre outros animais.

águas-vivas
Águas-vivas

anêmonas do mar
Anêmonas do mar

Essa classe sem coluna vertebral é originária dos primeiros seres que já existiram no planeta Terra. São animais com baixa rigidez corporal e que podem ser divididos em sub-reinos, como Protozoários, Plasmodesmos, Cilióforos e Metazoários.


Assuntos Relacionados

O Reino Animal

Seres Vivos

Tudo sobre Vertebrados

Cadeia Alimentar

Leia também! Assuntos relevantes