Cultura Romana


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Cultura Romana

A literatura

A literatura latina , segundo os especialistas , apresenta três características : origem helênica , cunho romano e alcance universal.

Devido à impossibilidade de um estudo mais aprofundado , mencionaremos apenas alguns nomes mais significativos , seguidos de algumas informações sobre suas obras .

Lívio Andronico ( século III a.C. ) era um liberto tarentino . Traduziu a Odisséia para o latim e teve a glória de Ter sido o primeiro dramaturgo latino.

Plauto ( 250 – 184 a.C. ) e Terêncio ( 185? – 159 a.C. ) destacaram-se como comediógrafos . Os personagens de Plauto são pessoal comuns e antipáticas , enquanto Terêncio sabia pintar os sentimentos finos e delicados .

Na época de Augusto , destacaram-se Virgílio , Ovídio e Horácio.

Virgílio escreveu As Bucólicas ( poemas pastoris ), As Geórgicas, obra que une poesia , conhecimentos técnico – científico sobre agricultura e sentimento nacional . Quanto à sua obra Eneida ( sobre as origens de Roma ), vale dizer que foi o maior poema da literatura romana .

Ovídio foi o mais fecundo dos poetas latinos .Escreveu as Metamorfoses ( (encicloédia de lendas antigas) e a Arte de Amar (obra considerada pôr alguns como imoral).

Horácio , protegido de Augusto , escreveu as Odes , poemas que versam sobre os mais variados temas . Como epicurista , procurou gozar racionalmente a vida .

Sêneca , Apuleio , Juvenal e Marcial , de épocas posteriores , também merecem ser citados. Marcial, através de poemas curtos ( Epigramas ), revelava desprezo pelo tipo classes abastadas . A visão da cidade de Roma , cheia de vícios , inspirou Juvenal a escrever suas sátiras impregnadas de cinismo e evidenciando a necessidade de reformas morais .


História

Logo depois das Guerras Púnicas , o grego Políbio escreveu a sua notável história , cujo objetivo era "conhecer por que meios e por hábil conduta , Roma submeteu o universo inteiro às suas leis ..."

Nos fins da República , Júlio César escreveu os seus "comentários sobre as guerras das gálias ." Tito Lívio , que viveu na época de Augusto , escreveu uma monumental História Romana em 142 livros ! sua obra tinha um conteúdo moralista e patriótico.

Na época dos flavianos , devemos destacar Flávio Josefo que deixou informações preciosas sobre os tempos de nero , de Vespasiano e de Tito.

No período dos antoninos , destacaram-se Suêtonio e Tácito. Suêtonio escreveu a "Vida dos Doze Césares ", fofocas , memórias e boatos sobre o período de Júlio César a Dominiciano. Tácito escreveu "Anais "e "Histórias ". "Seus julgamentos se distinguem por um subjetivismo , um dramatismo excessivo e um tom moralizador "(Diacov). Adulou os imperadores antoninos e apresentou os primeiros imperadores como monstros sedentos de sangue .


O DIREITO

O Direito Romano foi sendo formulado nos últimos séculos da República, tendo culminado em tempos do império. Após a Lei das XII Tábuas , essa legislação foi modificada por novos fatos e princípios que provinham de diversas fontes : modificações dos costumes , decisões dos pretores ( Juízes ) de Roma , opiniões dos juristas e , sobretudo, edito dos pretores .


O EDITO DO PRETOR

Desde o século IV a.C., os pretores encarregavam-se de administrar a justiça. Ao tomar posse do cargo , o pretor costumava promulgar o edito , no qual indicava as normas e princípios que orientariam sua gestão como Juiz .. Tais editos só regiam por um ano , pois o novo pretor poderia aceitá-lo ou não. Na prática , porém os pretores mantinham os editos dos seus predecessores , fazendo , apenas de vez em quando , modificações ou acréscimos , julgados imprescindíveis .


O EDITO PERPÉTUO

O Imperador Adriano ( séc. II ) mandou redigir o Edito Perpétuo : compilação das mais importantes normas do direito pretoriano. A tarefa foi realizada pelo famoso jurisconsulto Sálvio Juliano , que reuniu tudo o que achou de aproveitável nos editos dos pretores .


OS JURISCONSULTOS

Os estudiosos do Direito eram chamados de jurisconsultos. Tinham a faculdade de dar interpretações da lei , ou opiniões sobre casos em julgamento nos tribunais. Estas respostas a questões jurídicas não possuíam valor oficial , mas gozavam de autoridade e acatamento , em proporção ao prestígio de quem as formulava.

Os mais famosos juriconsultos foram , no século II, Juliano e Gaio; no século III , Papiano , Ulpiano e Modestino.


OS PRETORES

O pretor urbano era o juiz da cidade , que julgava os casos dos cidadãos romanos ; a estes aplicava-se o jus civile . No século III a.C., criou-se o cargo de pretor peregrino , que julgava questões envolvendo pessoas estrangeiras ; aqui , vigorava o Direito das Gentes ( jusgentium).

O Direito Romano dividia-se em três partes :

a.. Jus Civile ( Direito Civil )- Era a lei de Roma e de seus cidadãos , incluindo os costumes e as leis escritas .

b.. Jus Gentium ( Direito dos Povos) – Era a lei comum a todos os homens , sem levar em consideração a sua nacionalidade ; essa legislação autorizava a escravidão, a propriedade privada , os contratos e as transações de compra e venda.

c.. Jus Naturale ( Direito Natural) – Segundo esse direito , todo os homens têm , por natureza , certos direitos que os governos não têm autoridade para negar.

Após a invasão de Roma pelos bárbaros , foram conservadas as principais leis romanas , muitas transmitidas pela tradição. No século VI, o imperador de Constantinopla mandou codificar o Direito Romano. Os Juristas de Justiniano organizaram o Corpo de Direito Civil ( Corpos Júris Civilis ) cuja influência na legislação dos países ocidentais dura até . É o famoso Código de Justiniano.


A RELIGIÃO

A religião romana abrangia o culto familiar e o culto público. A Família romana cultuava seus antepassados .

Os deuses protetores da família eram chamados , lares. Todos os bens da família e todos os alimentos estavam sob a guarda de deuses especiais , os Penates .Esses deuses eram cultuados pela pater , junto à lareira , onde o fogo sagrado da família permanecia sempre aceso. Durante as refeições espalhavam-se alimentos perto do fogo para a proteção das divindades.

Nos túmulos dos mortos eram colocados alimentos para pacificar os deuses Manes e atrair sua proteção. Os romanos eram politeístas , acreditando numa multidão de deuses . Os deuses romanos são emprestados dos gregos , sendo o principal Júpiter, senhor dos deuses.

Havia muitas divindades : Juno , deusa da família ; Marte , deus da guerra ; Vênus, deusa da beleza ; Baco, deus do vinho; Minerva , deusa da sabedoria ; Vesta , deusa do Estado e outras mais .


O CRISTIANISMO

Jesus nasceu em Belém , no reinado de Augusto, sendo morto no reinado de Tibério.

A doutrina cristã alicerça-se na simplicidade , no desapego aos bens materiais , no perdão às ofensas e no amor ao próximo.

"Os principais escritos da etapa inicial foram os evangelhos ( do grego: "boa nova") de São Mateus , São Marcos , São Lucas e São João...Os evangelhos foram complementados com outros escritos : os atos dos Apóstolos, as Epístolas ( 14 de São Paulo, 2 de São Pedro, 3 de São João, 1 de São Tiago e 1 de São Judas) e o apocalipse ( de autoria de São João). Esses escritos formam a 2º parte da Bíblia , chamada Novo Testamento". ( Arruda, José Jobson de A. de História antiga e medieval. São Paulo : Ática , 1979.p.274). (adapt.)

• Os cristãos não aceitavam o imperador como um deus vivo.

• Opunham-se ao militarismo e ao escravismo.

• Praticavam seu culto às escondidas , com a participação de escravos e deserdados .

• Os romanos acabaram encontrando no cristãos um bode expiatório para os males que grassavam no Império , como a escassez de alimentos , pestes e derrotas militares.


Eloquência

Destacam-se os irmãos Graco e Catão – o Censor . Cícero fez discursos contra Verres (Verrinas), contra Marco Antônio e contra Catilina (Catilinárias).


FILOSOFIA

Estóica : resignação aos sofrimentos , espírito submisso ; defesa das virtudes . Dela fizeram parte :Sêneca , Epiteto e Marco Aurélio (o "imperador Filósofo")

Epicurista: despreocupação com o sobrenatural; a felicidade estaria em prazeres espirituais . O principal epicurista foi Lucrécio.Esta filosofia foi mal interpretada por muito , que a deturparam .


MEDICINA

As " Auditorias " foram escolas para o ensino da Medicina . Aurélio Cornélio Celso foi o autor da mais famosa abra latina sobre Medicina , na antigüidade.

Galeno (grego) descreveu músculos e ossos .


ESCULTURA E PINTURA

Eram praticamente cópias e reproduções das obras gregas .

São originais os baixos –relevos e bustos . Poucas pinturas resistiram à ação do tempo , assim como as pinturas dos vasos gregos .


ASTRONOMIA E GEOGRAFIA

Ptolomeu fundou o sistema geocêntrico .

Pomponius Mela acreditava na forma esférica da Terra.


ARQUITETURA

Inicialmente , foi marcada pela influência etrusca , com linhas curvas ,arco redondo, cúpula , abobóda , cloaca máxima (esgoto).

Mais tarde , apesar de manter os seus traços originais , recebeu grande influência grega, o que caracterizou o seu estilo nas suas obras mais significativas. Suas principais construções foram: pontes , aquedutos , estradas , muralhas , termas, arcos de triunfo , teatros , anfiteatros, circos, Arco do Triunfo de Tito , coluna de Trajano.

A basílica romana inspirou a arquitetura das futuras igrejas cristãs.


LITERATURA

A Literatura naquela época era diferente da de hoje mas deixou lembranças pois até hoje citamos nomes como Plauto que se destacava na literatura antiga e hoje é lembrado.

Na história posso destacar as leis que até hoje existem em alguns lugares iguais as passadas. A religião reunia a família , e ainda hoje uma das melhores maneiras de reunir a família é através dela . Além disso muitas das religiões praticadas ainda continuam sendo como essas outras formas de ações antigas outras também além de trazerem lembranças algumas ainda praticamos com algumas semelhanças..


BIBLIOGRAFIA

• Apostila do compacto, Volumes 2 e 4, 2º grau.






[ Pesquisa escolar lida 104768 Vezes - Categoria: História ]


Leia também! Assuntos relevantes.

Como viviam os escravos no Egito Antigo?
Os escravos do Egito Antigo faziam parte de um grupo reduzido, que se dedicava a diversos tipos de atividades, como artesanato, serviços de casa, trab...
Lido: 2567 Vezes

Civilizações da Mesopotâmia
Os povos mesopotâmicos viveram na chamada região Mesopotâmia, que se localizava entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio. Atualmente, a área é...
Lido: 5380 Vezes

Primeiras Civilizações da América
Muito antes da chegada de Cristovão Colombo a América já era ocupada por vários povos que viviam de várias formas que iam da organização tribal, como ...
Lido: 35732 Vezes

O Egito Antigo
As origens da civilização egípcia datam de 4.000 anos a.C. A população começou a se concentrar no vale do rio Nilo, formando as primeiras aldeias (nom...
Lido: 182690 Vezes

Heliópolis (Egito)
Heliopolis, que em grego significa cidade do sol foi a cidade do antigo Egito destinada ao culto do deus Sol, chamado Ra pelos egípcios. Localizad...
Lido: 6269 Vezes

Egito
Aspectos para caracterizar as civilizações: Povoamento, geográfico, político, social, econômico, religião, cultural. Estado Egípcio: Nessa civi...
Lido: 26549 Vezes

Estudantes Online | Fale Conosco | Feed / RSS | Google + | Twitter |

Novos assuntos sobre educação no seu e-mail

Site destinado a educação, informação e pesquisa escolar. Não incentivamos a prática de trabalhos escolares prontos.

Sendo um veículo de comunicação, não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.

Cópia de conteúdo somente se citada a fonte.

© 2014 - Grupo Escolar - Todos direitos reservados