Catolicismo

Por

O catolicismo é uma das várias vertentes do cristianismo que existem no mundo. Na verdade, essa é a maior e mais expressiva comunidade de cristãos, ou seja, reúne o maior número de seguidores de Jesus Cristo, considerado o salvador da humanidade.

A congregação dos católicos está espalhada por todos os cantos do planeta, com destaque para países como Brasil e México. Estima-se que existam mais de um bilhão de adeptos do catolicismo no mundo.

A religião é marcada por um perfil monoteísta e por diversas crenças, ritos e valores. Todos os ensinamentos do catolicismo são focados na figura de Jesus Cristo, o filho de Deus que veio à Terra para morrer pelos pecados da humanidade e ressuscitou ao terceiro dia.

No princípio, dentro do cristianismo havia apenas uma igreja, mas no século XI dissidentes fundaram a Igreja Ortodoxa de Constantinopla. Assim, os católicos passaram a fazer parte da Igreja Católica Apostólica Romana.

O catolicismo segue uma estrutura hierárquica, na qual existem padres, bispos, diáconos, cardeais, arcebispos, seminaristas, freiras, madres e a figura central do Papa. Todos estes seguidores estão distribuídos em paróquias, dioceses, arquidioceses e no Vaticano, principal instituição da igreja.

Os fiéis do catolicismo acreditam em um Deus único, na Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), e na Virgem Maria, mãe de Jesus. Existem também as imagens dos santos e santas, que têm o papel de interceder a Deus pelos homens.

Os católicos também acreditam na vida após a morte e na existência do céu, do inferno e do purgatório. A prática cristã é pautada na Bíblia e nos sete sacramentos: o batismo, a crisma, a eucaristia, a confissão, a ordem, o matrimônio e a extrema-unção.

Para rezar e dar graças a Deus, os católicos vão à missa todos os finais de semana, onde celebram a morte e a ressurreição de Cristo.

Leia também! Assuntos relevantes