Cultura e civilização medieval

Cultura e civilização medieval

Por

A cultura e a civilização medieval fizeram parte da Idade Média, entre os séculos XI e XIII. O período foi marcado pela predominância religiosa do catolicismo, fator que influenciou a cultura, a literatura e as manifestações artísticas da época.

A Idade Média chegou a ser considerada pelos renascentistas como “Idade das Trevas”, por ter se tratado de um período da história da Europa no qual as artes, a ciência e os conhecimentos não se desenvolveram com relevância. Para os renascentistas, a Idade Média foi dominada apenas pela religião, com valores e comportamentos baseados nos dogmas da Igreja Católica, sem grandes feitos realizados pelo homem.

A civilização medieval era bastante específica em todos os segmentos. Na arquitetura, por exemplo, destacavam-se as construções como castelos e igrejas.

A vida cultural dos povos medievais refletia o mundo feudal. Os mosteiros, as catedrais e as abadias surgiam como os grandes centros da produção cultural do período.

Na Idade Média, muitas pessoas não sabiam ler e escrever. Por isso, a apresentação do conteúdo literário acontecia pela comunicação verbal, principalmente nas missas, em teatros.

Os grandes intelectuais estavam nas igrejas, que controlavam as manifestações literárias e artísticas. A igreja católica também controlava as publicações e os conteúdos apropriados para a leitura do povo. O objetivo era impedir que as pessoas tivessem condutas ou pensamentos contrários aos dogmas do catolicismo.

Leia também! Assuntos relevantes