Novelas de Cavalaria

As novelas de cavalaria são um gênero da literatura mundial, estando presente em movimentos como o Humanismo e o Trovadorismo. Estes romances de cavalaria foram muito produzidos na Idade Média, principalmente entre o século 10 e o século 15.

As novelas de cavalaria são obras nas quais os autores trabalhavam com a poesia palaciana e a prosa medieval.

Leia: Cantigas Medievais

As poesias medievais são diferentes, são bem maiores e bastante parecidas com a prosa. Os poemas épicos também são muito comuns nas novelas de cavalaria.

As novelas de cavalaria foram muito comuns entre autores dos seguintes países:

  • Itália;
  • França;
  • Espanha;
  • Portugal;
  • Inglaterra.

Nas histórias das novelas de cavalaria, os heróis são cavaleiros valentes, que encaram as batalhas mais difíceis, repletas de aventuras e lutas no meio das florestas e mares.

Todo cavaleiro é perdidamente apaixonado por uma linda donzela. A lealdade e a honra são valores importantes nas novelas de cavalaria. Os cavaleiros são homens justos e gloriosos, que definitivamente cumprem sua missão.

As batalhas narradas nas novelas de cavalaria são trágicas e formadas por personagens bem característicos, como reis impiedosos e monstros.


Como são classificadas as novelas de cavalaria?

Período do Ciclo Bretão ou Arturiano

Esta fase é marcada pela história da Távola Redonda, do Rei Artur e de cenários na Inglaterra.

Período Carolíngio

Esta etapa das novelas de cavalaria se passa na França, em torno de Carlos Magno e suas histórias de aventura.

Período Clássico

Esta fase das novelas de cavalaria remete à produção clássica.

Em sua maioria, as novelas de cavalaria são separas por capítulos e são bastante longas. A tradição oral é presente na maioria das obras, que relatam fatos históricos, com temas de mitologia, com heróis e monstros. É comum os temas esbarrarem na mitologia e na simbologia, com muito drama e fantasia.

Deus é colocado no centro do mundo, marcando o teocentrismo. Os principais personagens são as donzelas, os cavaleiros e os heróis. As novelas de cavalaria também celebram o amor cortês!

Veja também: Idade Média