A Bomba atômica é uma arma de guerra, que funciona com base na energia nuclear. Essa é uma das armas mais letais do mundo, com enorme poder de destruição em massa.

A criação da bomba atômica aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial. O projeto dessa arma de combate foi elaborado por cientistas que estudavam o átomo a partir das teorias formuladas pelo físico Albert Einstein.


Quando a bomba atômica foi usada?

A bomba atômica foi usada apenas durante a Segunda Guerra Mundial. Essa arma foi lançada pelos Estados Unidos sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. O poder destruidor das duas bombas usadas deixou muitos mortos e um caminho de devastação total, fazendo com que as cidades ficassem completamente em ruínas.


Como funciona a bomba atômica?

A bomba atômica funciona por meio de um processo de fissão nuclear. Isso significa que a bomba passa por uma quebra de seu núcleo de átomos. Nesse processo, a área nuclear libera uma elevada carga de energia. Apenas a bomba nuclear lançada sobre Hiroshima tinha o potencial destrutivo de mais de 15 mil dinamites.

A bomba atômica usa como elemento químico o Urânio, componente responsável pela explosão. O Urânio com massa 235 é empregado nas bombas e também nos reatores nucleares. O processo de fissão nuclear quebra o núcleo do átomo e desencadeia a explosão.


Os primeiros experimentos da bomba atômica


Teste Bomba Atômica

Os primeiros estudos e experimentos da bomba atômica aconteceram em 1942, nos Estados Unidos. O então presidente Harry Truman foi o responsável por ordenar os lançamentos das bombas sobre o Japão.

A primeira bomba atômica foi lançada no dia 6 de agosto de 1945, e a segunda foi lançada em 9 de agosto do mesmo ano. Os bombardeios causaram a morte de 200 mil pessoas em Hiroshima e de aproximadamente 150 mil pessoas em Nagasaki.

Essa arma explosiva de reação nuclear é um grande risco para a humanidade. Apesar de Einstein ter sido o primeiro a afirmar que era possível construir uma bomba nuclear, em 1939, ele sempre foi contra o uso desse tipo de arma. Por ser um pacifista, Einstein ficou muito triste ao ver suas teorias sendo usadas para o desenvolvimento de tal arma de guerra.

Um dos cientistas que esteve diretamente envolvido no projeto das primeiras bombas foi o físico italiano Enrico Fermi. A primeira bomba de fissão foi criada pela equipe do pesquisador J. Robert Oppenheimer. Os testes iniciais antes do ataque ao Japão ocorreram em 16 de julho de 1945, no deserto do Novo México.

Ainda hoje, vários países realizam testes nucleares no mundo, causando grande preocupação e colocando a manutenção da paz mundial em risco.

Leia também! Assuntos relevantes