A Bomba de Nagasaki

O mundo foi massacrado duas vezes por bombas atômicas de poder de destruição imensurável. O país atingido por tais armas foi o Japão. Os massacres, planejados e executados pelo governo dos Estados Unidos, aconteceram nos dias 6 e 9 de agosto de 1945. Foi a primeira vez na história que o homem utilizou bombas atômicas em uma ofensiva militar.

A primeira bomba foi lançada sobre a cidade japonesa de Hiroshima e a segunda bomba caiu sobre a cidade de Nagasaki. Entenda os efeitos e a destruição causada pela Bomba de Nagasaki!

Leia também:
A Bomba de Hiroshima

Como foi o lançamento da Bomba de Nagasaki?

Os Estados Unidos utilizaram as bombas nucleares como uma forma de forçar o Japão a se render. Como o governo do país recusou a rendição, mesmo após o lançamento da primeira bomba nuclear em Hiroshima, os Estados Unidos decidiram usar a segunda bomba contra a cidade de Nagasaki.

Inicialmente, o plano do governo norte-americano era lançar a segunda bomba nuclear sobre a cidade japonesa de Kokura, mas as condições climáticas do dia 9 de agosto de 1945 não permitiram. Por isso, a decisão dos pilotos foi atacar Nagasaki.

A bomba de Nagasaki tinha um poder destrutivo maior do que a bomba de Hiroshima. Estima-se que a segunda bomba fosse cerca de 50% mais poderosa que a primeira. O massacre na cidade de Nagasaki só não foi maior por causa das condições de relevo da região, que acabaram protegendo algumas áreas da cidade.

Mesmo assim, ao ser lançada, a bomba de Nagasaki matou aproximadamente 40 mil pessoas no ato. O artefato foi lançado de um avião B-29, que era chamado de Bock’s Car.

Tripulação que lançou a Bomba nuclear em Nagasaki
Avião B-29, Bock’s Car e a tripulação que lançou a bomba nuclear em Nagasaki

O poder da bomba deixou muitas pessoas com queimaduras pelo corpo e contaminou a região com uma radiação que foi matando aos poucos os sobreviventes do ataque. Além disso, muitos japoneses que resistiram tiveram que conviver com doenças provocadas pela radiação. Os elevados custos médicos foram arcados pelo governo japonês.

Após a explosão da bomba de Nagasaki, o Japão se rendeu aos Estados Unidos, no dia 14 de agosto de 1945. A declaração de rendição foi lida pelo Imperador Hirohito e transmitida por rádio em todo o país.

Assista ao documentário:

Fatos sobre a bomba de Nagasaki

A bomba de Nagasaki foi chamada de Fat Man, que significa homem gordo em português. Essa bomba foi detonada a uma altitude de 550 metros. A potência dessa segunda bomba nuclear era duas vezes superior à da bomba Little Boy, lançada sobre Hiroshima.

Bombas em Nagasaki e Hiroshima, As explosões atômicas e sua destruição

Fat Man, Bomba nuclear Nagasaki
Fat Man

Segundo relatos históricos, a Fat Man não foi precisa ao atingir o alvo em Nagasaki e caiu sobre uma região de vale. Além dos 40 mil mortos, a bomba deixou mais de 25 mil feridos.

Sobre a Segunda Guerra Mundial