Einstein Mais de 100 anos Depois

Mesmo mais de 100 anos depois de Albert Einstein, o mundo olha com atenção e admiração para a importância que o professor e cientista teve para solucionar as questões da Física, como a Teoria da Relatividade e a Estrutura Essencial do Cosmos. Einstein também divulgou estudos na área da mecânica.

Sem dúvida, trata-se de um dos cientistas mais populares e premiados da história, com o Prêmio Nobel de Física, em 1922. Também foi ganhador da Medalha Copley da Sociedade Real de Londres (1925).

Leia: Biografia de Albert Einstein


Quais são os trabalhos mais conhecidos de Albert Einstein?

Einstein desenvolveu diversas teorias ao longo de sua vida. Entre elas, estão as seguintes:

  • Teoria Especial da Relatividade – 1905
  • Teoria Geral da Relatividade – 1916
  • Investigações sobre a Teoria do Movimento Browniano – 1926
  • Evolução da Física – 1938
  • Sobre Sionismo – 1930
  • Minha Filosofia – 1934
  • Meus últimos anos – 1950

Leia: Teorias da Relatividade


Qual a teoria mais importante de Albert Einstein?

Sem dúvidas, a teoria mais importante, e considerada revolucionária, proposta por Einstein foi a Teoria Especial da Relatividade. Essa teoria da relatividade modificou profundamente a relação entre tempo e espaço.

A teoria da relatividade tem sua aplicação prática, inclusive nos dias de hoje, como é o caso dos cálculos feitos pelos satélites que integram os sistemas de GPS, aqueles que usamos pelo celular para criar rotas e saber a localização exata do que estamos procurando. Os cálculos são feitos com base na relatividade observada por Albert Einstein. Por isso, nesta teoria, entende-se que os movimentos são relativos e não absolutos.

Foto do Einstein


Qual é a teoria pouco conhecida de Albert Einstein?

Uma teoria pouco conhecida é sobre o movimento browniano. O estudo tem como base os fluidos e mostra como as partículas suspensas neste meio se descolam de maneira aleatória.

No experimento, foram observados grãos de pólen suspensos em água e como estas partículas se movimentavam, de forma aleatória, sem correntes de água, como se imaginava no início.


Qual é a Equação da Teoria da Relatividade Geral?

A equação criada por Albert Einstein é a seguinte:

E=mc²

Velocidade, massa e energia interagem para que a propagação da luz exista no vácuo. A partir desta teoria, grupos de estudos realizaram uma série de observações que comprovaram as conclusões de Albert Einstein.

Profissionais do European Southern Observatory apresentaram que, quando uma estrela passa por um buraco negro, a massa e a energia são equivalentes. O estudo demorou mais de 20 anos para ser concluído, contou com o apoio de telescópio para observar o centro da Via Láctea e com estudos realizados em ambientes do espaço, onde a força da gravidade é maior. A experiência foi desenvolvida em um buraco negro que tem massa até 4 milhões de vezes superior ao sol.

Cientistas do Observatório da Interferometria a Laser de Ondas Gravitacionais, dos Estados Unidos, também fizeram uma observação das ondas de gravidade que foram, originalmente, observadas por Einstein. Os estudiosos foram capazes de captar as ondas gravitacionais, que foram geradas a partir do encontro de dois buracos negros que se chocaram.

Veja também:

Cronologia da Física

Quais os cientistas mais importantes da história?

Leia também! Assuntos relevantes