Página Inicial << Artigos sobre Física << Condutores e Isolantes Elétricos
Colabore você também, Envie seus trabalhos!!!

Condutores e Isolantes Elétricos

   
Condutores e Isolantes Elétricos
Clique na imagem para ampliá-la.
Em alguns tipos de átomos, especialmente os que compõem os metais - ferro, ouro, platina, cobre, prata e outros -, a última órbita eletrônica perde um elétron com grande facilidade. Por isso seus elétrons recebem o nome de elétrons livres.

Estes elétrons livres se desgarram das últimas órbitas eletrônicas e ficam vagando de átomo para átomo, sem direção definida. Mas os átomos que perdem elétrons também os readquirem com facilidade dos átomos vizinhos, para voltar a perdê-los momentos depois. No interior dos metais os elétrons livres vagueiam por entre os átomos, em todos os sentidos.

Devido à facilidade de fornecer elétrons livres, os metais são usados para fabricar os fios de cabos e aparelhos elétricos: eles são bons condutores do fluxo de elétrons livres.

Já outras substâncias - como o vidro, a cerâmica, o plástico ou a borracha - não permitem a passagem do fluxo de elétrons ou deixam passar apenas um pequeno número deles. Seus átomos têm grande dificuldade em ceder ou receber os elétrons livres das últimas camadas eletrônicas. São os chamados materiais isolantes, usados para recobrir os fios, cabos e aparelhos elétricos.

Essa distinção das substâncias em condutores e isolantes se aplica não apenas aos sólidos, mas também aos líquidos e aos gases. Dentre os líquidos, por exemplo, são bons condutores as soluções de ácidos, de bases e de sais; são isolantes muitos óleos minerais. Os gases podem se comportar como isolantes ou como condutores, dependendo das condições em que se encontrem.


Fonte: http://br.geocities.com/saladefisica6/eletrodinamica/condutoresisolantes.htm

[Autor: Desconhecido - Lido: 5856 Vezes - Categoria: Física]
--> Saiba mais:

Temas relacionados - 'Condutores e Isolantes Elétricos'

 Eletricidade |   Elétrons livres |   Osborne Reynolds |   Condutores Elétricos |   Aparelhos elétricos | 

Veja o que estão lendo agora:

16:31:11 - 14/03/2010

Condutores e Isolantes Elétricos

16:31:11 - 14/03/2010

A Biblioteca Digital Mundial

16:31:10 - 14/03/2010

Regência Verbal

16:31:10 - 14/03/2010

Sistema Esquelético

16:31:09 - 14/03/2010

Thomas Hobbes

16:31:08 - 14/03/2010

A Origem da Internet

16:31:05 - 14/03/2010

O que é uma Molécula


 
Jogos Online, Games Online, Jogos 3D, Site de Curiosidades, Mensagens de Amor
GrupoEscolar.com - Todos direitos reservados
Colabore você também, nos envie seu artigo! Clique aqui!
Todo o conteúdo do site é retirado da internet e/ou enviado pelos internautas.
Caso algum conteúdo infrinja direitos autorais entre em contato que adicionaremos crédito ou retiraremos o mesmo.