Brônquios

Os brônquios fazem parte do sistema respiratório humano. Eles são estruturas responsáveis por levar o ar para os pulmões. Anatomicamente, os brônquios são tubos cartilaginosos. Nosso organismo possui dois brônquios, que fazem a ligação da traqueia até os pulmões.

O processo que leva o ar até os pulmões acontece graças à presença dos brônquios. Essas duas estruturas se ramificam em tubos menores, chamados de bronquíolos.

Em seguida, surgem os dutos alveolares e os alvéolos pulmonares. Todas essas estruturas trabalham de forma conjunta para promover a respiração humana, por meio de trocas gasosas.


Entenda a formação dos brônquios

Os brônquios são estruturas flexíveis. Eles ajudam a encaminhar corretamente o ar para a traqueia e os pulmões. Junto com as fossas nasais, os pulmões, a faringe, a laringe e a traqueia, os brônquios formam o nosso sistema respiratório.

Cada um dos brônquios supre um lobo específico do pulmão. Os brônquios são compostos por anéis de cartilagem hialina, tecido fibroso, fibras musculares e glândulas. Eles têm a capacidade de se abrir e fechar.

As estruturas possuem uma parede revestida por um epitélio ciliado na parte interna. Os brônquios ficam localizados exatamente na porção média do tórax, na região que fica abaixo da traqueia.

Os dois brônquios apresentam formação um pouco distinta. Enquanto o brônquio direito é mais vertical e curto, o esquerdo é mais estreito. Essas duas estruturas são ricas em células caliciformes, que são as produtoras de muco em nosso organismo.


Doenças que afetam os brônquios

Alguns tipos de inflamações podem afetar o funcionamento dos brônquios, causando problemas respiratórios. As doenças mais comuns atingem os brônquios e os bronquíolos e são chamadas de bronquite e bronquiolite.

A avaliação médica dos brônquios, normalmente, acontece por meio de um exame de endoscopia, denominado broncoscopia.


Entenda a diferença entre Bronquite e Bronquiolite

Embora tenham sintomas parecidos, as doenças são diferentes. A bronquite é uma doença comum. Trata-se de uma infecção causada por vírus ou bactéria, frequentemente associada aos casos de gripe.

Já a bronquiolite costuma se manifestar após uma infecção respiratória. É uma doença mais comum em bebês e crianças. A bronquiolite inflama os bronquíolos.

Entre os sintomas das doenças duas doenças, estão: tosse, febre, falta de ar, coriza, chiado no peito e mal-estar. As doenças têm cura e a recuperação exige repouso e acompanhamento médico. É importante diagnosticar e tratar todos os tipos de doenças respiratórias com agilidade, para que o tratamento seja mais eficaz e rápido.

Brônquios



Por

Compartilhe