Você sempre teve suas questões sobre a existência da água ou H2O, como é conhecido através da química? Pois bem, aqui nós iremos tirar algumas dúvidas caso você ainda não tenha tirado um tempo para se aprofundar nesse assunto, que remete totalmente nossa existência na terra.

Conceito

A água é um líquido inodoro, insípido e incolor. A molécula de água é composta de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio. Uma colher de chá de água contém milhões dessas moléculas!

Dentro de uma gota de água 

A água é uma substância com mil propriedades. A menor quantidade de água que podemos imaginar, uma gota, é composta de bilhões de moléculas cuja fórmula química é H2O: este símbolo indica que cada molécula de água consiste de um átomo de oxigênio (O) ao qual eles estão ligados átomos de hidrogénio e hidrogénio (H). É por isso que um pequeno 2 aparece ao lado do hidrogênio H. 

Líquido, sólido ou gasoso? 

Quando pensamos em água, a primeira imagem que vem à mente é o mar, ou um rio ou chuva, em qualquer caso, um líquido. Esta substância incrível embora existe na natureza em todos os estados da matéria: líquido, sólido e gasoso; sua mudança de um estado para outro depende da variação de temperatura e pressão. 

A temperaturas entre 0 e 100 ° C, a água é líquida; se, no entanto, atingir ou exceder os 100 ° C, aos níveis de pressão normais, começará a ferver: a partir das bolhas de fundo são formadas que se elevam para cima e quando chegam à superfície, elas explodem. 

água, bolhas

Durante esta explosão a água se transforma em vapor, isto é, torna-se um gás. Uma coisa semelhante acontece quando nós espalhamos a roupa para secar: a água que eles são impregnados evapora e os tecidos secam. 


Quando a água se condensa



No entanto, o oposto pode acontecer: o vapor, quando a temperatura cai, se transforma em líquido, isto é, em gotas de água. Esse fenômeno é chamado de condensação e podemos observá-lo toda vez que tomamos um bom banho quente. 

Já aconteceu com você, assim que você sai do banho, se olhar no espelho e não conseguir enxergar nada, porque tudo está manchado? Bem, é culpa do vapor. Quando a temperatura no banheiro é diminuída, o vapor desaparece e dá lugar a minúsculas gotas de água. 

Devemos sempre abrir uma janela para deixar a umidade sair. A condensação também é responsável pela formação de nuvens, neblina e orvalho, que é depositado em flores e folhas. 

Outra "magia" da água  

A água tem muitas outras propriedades: por exemplo, é incompressível porque, mesmo se sujeito a pressão, não diminui o seu volume. Em pequenas quantidades também é capaz de aderir às superfícies (como as famosas gotículas no espelho antes) ou até mesmo cortar um pedaço de rocha ao meio, se por exemplo uma fina corrente de água é queimada a uma pressão muito alta. 

É também um condutor de eletricidade e um solvente praticamente universal; muitas substâncias em contato com a água dissolvem-se até desaparecerem completamente: deste modo, a água e a substância formam uma solução. 

Um exemplo clássico é a água do mar: água e sal em solução. Se a água evaporar, o sal retorna ao seu estado sólido: é o princípio no qual as salinas se baseiam. Aqui está a pequena "magia" da água!


Veja também:

Oxigênio

Hidrogênio

Ligações Químicas

Evaporação

Chuva

As Nuvens

Ciclo da Água