Diabetes e Seus Tipos
Diabetes (sintomas, tratamentos e causas)
A diabetes é uma doença que afeta diversos sistemas do corpo e aumenta o nível de glicose no sangue em quantidades consideráveis, chegando a matar cerca de 72 mil pessoas por ano no Brasil e ainda acomete mais de 16 milhões de brasileiros que sofrem com os sintomas que essa doença ocasiona, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Sabe-se ainda que 70 % das pessoas que sofrem de diabetes não sabem que estão com a doença, mas sentem seus sintomas e convivem com a doença sem usar qualquer tratamento a fim de evitar complicações futuras.
Pensando nisso, hoje preparamos um material com informações sobre os sintomas, tratamentos e causas da diabetes, elas vão te ajudar a conseguir ter uma noção inicial de diagnóstico da doença, mesmo assim deve-se levar em conta um diagnóstico médico, já que é o mais correto e indicado. Vamos lá!
Tipos
Para podermos falar algo a respeito da diabetes, precisamos antes de tudo dizer quais os tipos que existem e especificar algo sobre cada um desses tipos, afinal eles são diferentes e trazem sintomas, tratamentos e causas de natureza distintas. Por isso, é muito importante que você saiba qual tipo de diabetes é a que você porta, para que possa tomar as medidas corretas na hora de cuidar de si.
Vamos para os tipos mais comuns:
- Diabetes Tipo 1, o tipo mais simples ocorre em cerca de 10% dos pacientes com diabetes e afeta o sistema imunológico e decorrentes desse efeito, como o pâncreas, uma vez que os anticorpos irão atacar as células que produzem insulina e pâncreas perderá a capacidade de produção desse hormônio.
- Diabetes Tipo 2, é o estágio avançado e ataca cerca de 90% os pacientes com diabetes. Nela ocorre a diminuição da excreção da insulina e ainda a resistência à esse hormônio.
- Diabetes Gestacional é o aumento da resistência ao hormônio insulina durante o período da gravidez.
- Pré-diabetes é um termo que se aplica para designar pacientes que tem tendência a desenvolver diabetes devido diversos fatores, ele está enquadrado entre o saudável e a diabetes tipo 2.
Sintomas
Os sintomas da diabetes se manifestam dependendo de qual tipo ela esteja se apresentando, se do Tipo 1, se do Tipo 2, ou ainda se é gestacional ou pré-diabetes. Vale lembrar que existem outros tipos de diabetes, mas esses são os mais comuns.
Diabetes Tipo 1
- Fome em excesso
- Sede em excesso
- Fraqueza
- Emagrecimento aparente
- Alterações de humor repentinas
- Micção frequente
- Nervosismo e fadiga
- Vômitos frequentes e náuseas
Diabetes Tipo 2
- Fome em excesso
- Sede em excesso
- Visão embaçada
- Pés que formigam constantemente
- Infecções freqüentes
- Furúnculos
Diabetes Gestacional
- Fome em excesso
- Sede em excesso
- Micção frequente
- Visão embaçada
Pré-diabetes
- Ganho de peso inesperado
- Altos níveis de glicose no sangue
Tratamentos
Diabetes Tipo 1
- Aplicação de insulina diretamente no tecido subcutâneo
- Uso de medicamentos específicos
Diabetes Tipo 2
- Tratamento de comorbidades
- obesidade
- sedentarismo
- sobrepeso
- hipertensão
- triglicerídeos elevados
- Medicamentos específicos
Diabetes Gestacional
- Monitoramento cuidadoso do bebê
- Dietas acompanhadas de exercícios físicos
- Medicamentos específicos
- Aplicação de insulina
Pré-diabetes
- Dietas específicas
- Inclusão da atividade física no cotidiano
- Mudança para o estilo de vida saudável
- Nada de cigarro
- Cuidados com a saúde bucal
Causas
Diabetes Tipo 1
Ocorre quando o pâncreas não está mais conseguindo produzir a quantidade suficiente de insulina para o corpo. Acontece em casos hereditários.
Diabetes Tipo 2
Nesse tipo o pâncreas até consegue produzir a insulina, mas não produz na quantidade correta e ainda o corpo não consegue utilizar a quantidade produzida da maneira correta.
Diabetes Gestacional
Não existe bem uma causa para que a diabetes gestacional aconteça, a única coisa que se sabe é que ela está ligada à resistência com a insulina.
Pré-diabetes
A Pré-diabetes é um estado físico onde a tendência ao desenvolvimento de uma diabetes de tipo 2 está bem visível devido maus hábitos alimentares e sedentarismo.
Veja também:
Doenças causadas no sistema digestivo