O que é Anedota?

Piada, curiosidade, fato curioso, algo divertido, será que anedota é tudo isso? Afinal de contas, o que é anedota? Será que o conceito é tão amplo que fica difícil especificar apenas uma definição para anedota?

É interessante, porque anedota significa um fato curioso, um acontecimento bizarro, uma peculiaridade, algo incomum ou improvável. E piada e anedota acabaram se tornando sinônimos.

A anedota também pode ser um acontecimento secundário a um fato, porém com um viés engraçado, como de alguém que percebeu um detalhe curioso e peculiar que ninguém tinha notado até então.


Contar uma piada ou uma anedota é a mesma coisa?

Sim! Neste caso, anedota e piada possuem o mesmo sentido, o de contar uma história engraçada, para divertir, com perfil cômico, seja ela uma mentira (piada inventada) ou um acontecimento real, alguma coisa que aconteceu com um amigo ou alguém da sua família, por exemplo.

Existem tantas anedotas que elas podem até ser classificadas, como as seguintes:

  • Anedota infantil;
  • Anedota para adultos;
  • Anedotas de duplo sentido;
  • Anedotas “sujas” – com vocabulário impróprio;
  • Entre outras.

As anedotas possuem algumas características, como serem repletas de humor, sarcasmo, fáceis de entender, serem totalmente informais, quase sempre com personagens e enredos, serem populares e formadas por textos curtos, não terem autor conhecido (embora existam vários comediantes especialistas em produzir anedotas), e serem usadas para descontração!

As anedotas também podem ser classificadas entre as mais comuns e populares, que muita gente conhece, tais como:

  • Anedotas de português;
  • Anedotas de loiras;
  • Anedotas do Joãozinho;
  • Anedotas de sogra;
  • Entre outros personagens bastante caricaturados.

As anedotas preconceituosas também existem e, por causa da evolução da sociedade, elas devem acabar em desuso, como anedotas sobre preconceito racial e religioso, anedotas sobre características culturais e regionais, entre outras.


De onde surgiu a palavra anedota?

A palavra anedota é originária do grego anékdota e, provavelmente chegou ao idioma português derivando do francês anecdote, que significa informação que não deve ser publicada.


Exemplos de Anedota

Anedota de sogra

O delegado disse para o genro da vítima:

- Quer dizer que o senhor viu um homem agredindo sua sogra e não fez nada?

E o genro respondeu:

- Eu ia ajudar, mas achei que dois caras batendo numa velha já era covardia demais.


Anedota do Joãozinho

Na escola, a professora falava dos animais:

- Para que serve a ovelha, Marcinha?

- Para nos dar a lã, professora

- E para que serve a galinha, Marquinho?

- Para nos dar os ovos.

- E para que serve a vaca, Joãozinho? Para nos passar o dever de casa.


Você sabia que já caiu anedota no ENEM?

É verdade! A anedota também pode ser encontrada em charges e cartuns, gêneros jornalísticos muito comuns em jornais impressos, revistas e até mesmo em artes para a TV. As charges costumam ser feitas com anedota e são muito usadas em provas, inclusive no ENEM.

A charge abaixo, com uma anedota, caiu no ENEM:

“O Adãozinho, meu cumpade, enquanto esperava pelo delegado, olhava para um quadro, a pintura de uma senhora. Ao entrar a autoridade e percebendo que o cabôco admirava tal figura, perguntou: “Que tal”? Gosta desse quadro?” E o Adãozinho, com toda a sinceridade que Deus dá ao cabôco da roça: “Mas pelo amor de Deus, hein, dotô! Que muié feia! Parece fiote de cruis-credo, parente do deus-me-livre, mais horríver que briga de cego no escuro.” Ao que o delegado não teve como deixar de confessar, um pouco secamente: “É a minha mãe.” E o cabôco, em cima da bucha, não perde a linha: “Mais dotô, inté que é uma feiura caprichada.”

Não é à toa que muitos cursinhos para o ENEM abordam charges e anedotas nos treinamentos antes da prova. Se você estiver se preparando para o ENEM 2019, não se esqueça de estudar o assunto!

O que é Anedota?



Por

Compartilhe