Agricultura no Brasil

A agricultura no Brasil é extremamente importante para a nossa economia, e chega a representar números muito sensíveis para a realidade do país, em cerca de R$ 100 bilhões de exportações no agronegócio (não só agricultura, mas também pecuária), chegando a valer 5% do PIB nacional.

A balança comercial depende do resultado da agricultura no Brasil e, historicamente, o trabalho no campo sempre teve importância no cenário econômico, embora a atividade tenha crescido e sido aprimorada ao longo do tempo.

A agricultura no Brasil se adaptou à tecnologia industrial. A mudança na divisão de terras no país, o crescimento da urbanização e outros fatores atrelados ao desenvolvimento e ao progresso fizeram o campo se tornar mecanizado, com equipamentos modernos, máquinas de ponta e defensivos agrícolas, por exemplo.

Alguns Estados brasileiros formam complexos agrícolas importantes. São eles:

  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Minas Gerais
  • Mato Grosso do Sul
  • Mato Grosso
  • Goiás
  • Paraná
  • Rio Grande do Sul

Alguns produtos merecem destaque, como é o caso da soja e da cana-de-açúcar para produzir etanol.

cana-de-açúcar

Nas últimas décadas, o Sul do Brasil tem elevado sua produção de soja, com foco no mercado externo, com o uso de muita tecnologia. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná também produzem em grande quantidade algodão, milho e cana-de-açúcar.

A agricultura no Brasil também é muito expressiva na região Sudeste, principalmente para a produção de frutas, café e cana-de-açúcar. O uso de tecnologia é intenso, gerando assim a agroindústria.

O Nordeste também é importante na agricultura do Brasil. A agricultura familiar ainda é uma realidade nas regiões semiáridas, principalmente nas plantações de abacaxi, melão, uva e manga. Algumas propriedades já estão bastante mecanizadas, enquanto outras ainda são marcadas pela agricultura de subsistência. As plantations são encontradas na Zona da Mata, principalmente para plantar cana-de-açúcar e produzir açúcar.

Veja: O que é o Plantation?

Banca de Feira, Tomate e Hortalicas

A agricultura no Brasil acontece no Norte do país principalmente por causa do crescimento das áreas que ficam ao seu lado, como o Centro-Oeste e o Nordeste. Os principais Estados a sofrerem esta influência são Bahia, Piauí, Maranhão e Tocantins. A região é apelidada de “Matopiba”, iniciais dos Estados. Tudo indica que, em pouco tempo, o Norte terá uma força expressiva na agricultura. Por enquanto, suas terras ainda são usadas para pastagem de gado, extrativismo e plantio de soja.

A agricultura no Brasil é muito forte e mecanizada no Centro-Oeste. A expansão é muito intensa no sentido da Amazônia. O principal produto é a soja, voltada para a exportação.


Temas Relacionados: