Doenças Causadas por Bactérias

As bactérias são organismos fascinantes. Elas estão ao nosso redor, e ao contrário do que muitas pessoas pensam, algumas bactérias são bem úteis para nós. As bactérias auxiliam na  digestão de alimentos, na  absorção de nutrientes, na produção de vitaminas e na proteção contra outros micróbios nocivos. Por outro lado, várias doenças que afetam os seres humanos são causadas por bactérias.

Bactérias que causam doenças são chamadas de bactérias patogênicas e fazem isso produzindo substâncias venenosas chamadas endotoxinas e exotoxinas. Essas substâncias são responsáveis ​​pelos sintomas que ocorrem com doenças relacionadas a bactérias. Os sintomas podem variar de leves a sérios e alguns podem ser fatais.

Confira abaixo algumas doenças causadas por bactérias


1 – Fasciíte Necrotizante (Doença da Bactéria Comedora de Carne)

Fasciíte Necrotizante é uma infecção grave, causada com maior frequência pela bactéria Streptococcus pyogenes. S. pyogenes são bactérias em forma de cocos que normalmente colonizam as áreas da pele e da garganta do corpo. Os S. pyogenes são bactérias carnívoras, produzindo toxinas que destroem as células do corpo, especificamente os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos. Isso resulta na morte do tecido infectado ou fasceíte necrotizante. Outros tipos de bactérias que também podem causar fasceíte necrosante incluem Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Klebsiellae Clostridium.


2 – Meningite

A meningite bacteriana é uma inflamação da cobertura protetora do cérebro e da medula espinhal, conhecida como meninges. Esta é uma infecção grave que pode levar a danos cerebrais e até a morte. Uma dor de cabeça severa é o sintoma mais comum da meningite. Outros sintomas incluem rigidez do pescoço e febre alta. A meningite é tratada com antibióticos. É muito importante que os antibióticos sejam iniciados o mais rapidamente possível após a infecção, para ajudar a reduzir o risco de morte. Uma vacina meningocócica pode ajudar a prevenir aquelas pessias que estão em maior risco de desenvolver esta doença.


3- Pneumonia

A pneumonia é uma infecção dos pulmões. Os sintomas incluem febre alta, tosse e dificuldade para respirar. Embora várias bactérias possam causar pneumonia, a causa mais comum é o Streptococcus pneumoniae. A S. pneumoniae normalmente residem no trato respiratório e normalmente não causam infecção em indivíduos saudáveis. 

Pneumonia e Tuberculose

4 – Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa dos pulmões. É tipicamente causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis . A tuberculose pode ser mortal sem o tratamento adequado. A doença é transmitida pelo ar quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou até fala.


5 – Cólera

A cólera é uma infecção intestinal causada pela bactéria Vibrio cholerae. A cólera é uma doença transmitida por alimentos, normalmente transmitida por alimentos e água contaminada com Vibrio cholerae.


6 – Disenteria

A disenteria bacilar é uma inflamação intestinal causada por bactérias do gênero Shigella. Semelhante à Cólera, é espalhado por alimentos e água contaminadas. A disenteria também é transmitida por indivíduos que não lavam as mãos depois de usar o banheiro. Sintomas de disenteria podem variar de leve a grave. Sintomas graves incluem diarreia sanguinolenta, febre alta e dor.


Veja também:

Doenças Causadas por Vírus

Doenças Causadas por Protozoários