Doenças

Doenças Causadas por Protozoários

O reino protista é composto pelos protozoários e pelas algas unicelulares. O termo protozoário significa “primeiro animal”. Esse termo foi designado para agrupar organismos eucariontes unicelulares com características próprias dos animais, como capacidade de deslocamento e heterotrofia. Os principais grupos de protozoários são Sarconídeos, Flagelados, Ciliados e Esporozoários.

Os Sarconídeos são protozoários que se locomovem utilizando projeções celulares denominadas pseudópodes. Os Flagelados são os que se locomovem usando flagelos. Os ciliados se locomovem utilizando cílios. Os Esporozoários não possuem estruturas locomotoras, mas podem se deslocar por deslizamento ou flexões do corpo.

Com relação à saúde humana, várias são as doenças causadas pelos protozoários. Vamos comentar algumas importantes no Brasil:

  • Doença de Chagas: causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Eles são liberados juntamente com as fezes do inseto chamado barbeiro. Esse inseto tem hábitos noturnos e pica a pessoa. Ao coçar o local, a mão da pessoa fica contaminada e pode provocar a penetração do parasita através de lesões na pele. Esses parasitas formam ninhos de tripanossomo na musculatura estriada e cardíaca, no sistema nervoso, no fígado, o que provoca o aumento e mau funcionamento desses órgãos. Para prevenir a doença é necessário combater o vetor.
  • Malária: é provocada por esporozoários pertencentes ao gênero Plasmodium. É transmitida pela picada do mosquito-prego. Caracteriza-se por acessos de febre provocados por toxinas produzidas pelo plasmódio e liberadas no sangue humano. São três espécies de Plasmodium que provocam malária no Brasil: Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum e Plasmodium malarie. A forma de prevenir a doença é combater o vetor e tomar medicamentos antimaláricos quando for para uma área de risco.
  • Disenteria amebiana: é provocada pelo protozoário Entamoeba histolytica. Causa diarréias com muco e sangue nas fezes. É transmitida pela ingestão de alimentos ou de água contaminados por fezes contendo cistos do parasita. Para prevenir a melhor maneira é aumentar o saneamento básico.
  • Tricomoníase: é provocada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Afeta o sistema genital. O modo de transmissão ocorre pelo contato com portadores infectados, uso de sanitários ou de toalhas contaminadas.
  • Leishmaniose: É provocada pelo protozoário Leishmania brasiliensis. Provoca ulcerações graves na pele. O modo de transmissão ocorre pela picada do mosquito-palha. A prevenção ocorre através do combate ao vetor.

Outras doenças como giardíase, disenteria e toxoplasmose também são causadas por protozoários, mas não são tão comuns como as citadas acima. É importante saber que para algumas dessas doenças citadas o Estado já dispões de superintendências para o combate específico. Outras delas devem ser evitadas através da higiene coletiva.

Leia: A Realidade Hoje da Saúde Pública no Brasil