As bactérias são consideradas organismos de perfil unicelular, que se apresentam, na maioria dos casos, em colônias. Com tamanho bastante reduzido, as bactérias só podem ser vistas em telescópios. Apenas algumas colônias podem ser visualizadas a olho nu.

A primeira colônia de bactérias foi descoberta por Leeuwenhoek, mas foi Louis Pasteur quem descobriu que elas conseguiam se multiplicar e causar doenças nos seres humanos. Isso aconteceu em 1865.

Apesar de serem agentes com potencial patológico, também existem boas bactérias, que são importantes para os seres humanos. Em relação à sua estrutura, as bactérias possuem membrana plástica, parede celular com aspecto rígido, proteínas e açúcares.

As bactérias também apresentam um único filamento de DNA, onde ficam as informações que são responsáveis pela biologia bacteriana. Esses organismos têm elevado poder de reprodução e podem ser encontradas em todos os lugares do nosso planeta, seja na água, no solo, no ar e, até mesmo, no organismo humano.

Vários processos podem se beneficiar da presença das bactérias, como, por exemplo, a compostagem que nutre plantações, a presença das bactérias nas raízes de leguminosas como o feijão, as bactérias que decompõem a matéria orgânica, entre outras situações nas quais elas são positivas.

Colônias de bactérias
Colônias de bactérias

Existem, no entanto, as bactérias consideradas patogênicas, que causam doenças nos seres humanos e que precisam ser combatidas com o auxílio dos antibióticos.

Algumas bactérias também atuam na produção do ácido láctico, amplamente utilizado para a produção de iogurtes, queijos e coalhadas. Além disso, as bactérias também estão presentes na produção de cervejas e outras bebidas alcoólicas.

Dentro do organismo humano, existem as chamadas bactérias lactobacilos, presentes no intestino e responsáveis pela boa digestão e pela saúde do trato intestinal.


Principais tipos de bactérias

Existem muitos tipos de bactérias no planeta. Os principais são:

  • Cocos – Apresentam um formato arredondado.
  • Bacilos – Apresentam um formato alongado, como bastonetes.
  • Espirilos – Têm um formato espiralado.
  • Vibriões – Têm um formato de vírgula.

Salmonella
Salmonella


Reprodução das bactérias

A ciência que estuda as bactérias é chamada de bacteriologia. Esses seres se reproduzem majoritariamente de forma assexuada, por bipartição ou cissiparidade. A multiplicação das bactérias é muito rápida quando existe a condição favorável para isso.


Doenças causadas por bactérias

As bactérias patogênicas podem causar várias doenças conhecidas, como a tuberculose, a lepra, a cólera, a coqueluche, a hanseníase, a difteria, a gonorreia, a sífilis e o tétano. Para prevenir muitas dessas doenças, existem as vacinas e os antibióticos. Além disso, uma boa higiene é fundamental para evitar essas patologias.


Veja também:

Antibióticos

Tuberculose

Lepra

Cólera

Coqueluche

Gonorreia

Sífilis

Tetano

Leia também! Assuntos relevantes