Pampa

O bioma dos pampas fica localizado no Estado do Rio Grande do Sul e em mais dois países: Argentina e Uruguai. Entre suas principais características estão o clima subtropical e o relevo.

Os pampas são reconhecidos facilmente porque possuem vegetação de campos, com plantas rasteiras e gramas, árvores pequenas e arbustos. A vegetação dos pampas é formada pelos seguintes biomas: Floresta Estacional, Floresta Estacional Decidual, Formações Pioneiras, Estepe, Savana Estépica, Relevo do Pampa e Floresta Estacional Semidecídua.

A formação do relevo dos pampas é caracterizada pela Depressão Central, Planície Costeira, Planalto da Campanha e Planície Costeira.

As pastagens, onde os rebanhos são criados, são formadas pelo relevo de planície, uma das principais características dos pampas. Por apresentar excelentes condições para a criação de gados e outros animais, a economia da região é muito dependente da pecuária. Mesmo assim, a agricultura também é muito forte, com a produção de uva (forte vinicultura), arroz, soja, trigo e milho.