Mata de Araucária

A Mata de Araucária é uma formação vegetal bastante característica, presente no Brasil. Trata-se de uma área vegetal de grande importância e rica, com espécies específicas de animais e plantas. Uma das particularidades da Mata de Araucária é justamente a presença da espécie Araucária angustifólia, também conhecida como pinheiro-do-paraná.

Esse tipo de formação vegetal tem predominância na região sul do país, nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, mas também pode ser encontrado em áreas específicas de São Paulo e Minas Gerais, como, por exemplo, na região da Serra da Mantiqueira.

Conhecida como mata dos pinhais e floresta aciculifoliada, essa vegetação está bastante adaptada ao clima subtropical, com invernos frios e verões quentes. As chuvas ocorrem de forma bem distribuída ao longo do ano nas áreas de Mata Araucária.

Em relação ao relevo, este tipo de área está em regiões mais altas, em média, em uma altura de 500 metros acima do nível do mar. Outra nomenclatura que essa formação vegetal recebe é Floresta Ombrófila Mista. Ela pode ter árvores que produzem frutos e árvores que não produzem frutos.

Outra característica importante desse tipo de mata é que ela pode apresentar geadas durante o inverno. Por isso, possui uma vegetação adaptada.

A araucária é a árvore símbolo dessas regiões, possuindo tronco cilíndrico e altura que pode chegar a 50 metros. Essa árvore produz o pinhão, uma semente comestível bastante popular na culinária em algumas áreas do país.

Floresta ombrófila mista

A Mata de Araucária também é formada por vegetação de perfil arbustivo-herbáceo, com grande variedade de espécies de pequeno porte. Entre as plantas encontradas nestas regiões, destacam-se o pinheiro-bravo, o cedro-rosa, o araçá, a imbuia e a erva-mate.

Flora da Mata Araucária

No campo da fauna, a Mata das Araucárias tem diversas aves, como, por exemplo, a gralha-azul, que é considerada a ave símbolo do Estado do Paraná. Outros animais importantes dessa mata são: o mico-leão-dourado, o gato-mourisco, a cutia, a jararaca, o macaco-prego, a jaguatirica, o tamanduá, a preguiça-de-coleira, entre outros animais.

Animais típicos da Mata Araucária

mico-leão-dourado
Mico-leão-dourado

Leia: A Flora e a Fauna da mata das Araucárias

Danos ambientais causados à Mata das Araucárias

Assim como ocorre em outros ecossistemas brasileiros, a Mata Araucária também sofre com danos ambientais causados pelo homem, principalmente no que diz respeito à exploração madeireira. Outro problema recorrente é o desmatamento causado por atividades agrícolas.

Segundo biólogos e especialistas, a Mata Araucária já ocupou mais de 200.000 km² de vegetação no Brasil, mas, hoje, representa somente 2% da estrutura original.

Essa mata de transição precisa ser preservada para que se possa evitar que suas espécies animais e vegetais desapareçam de forma permanente. Vale ressaltar que alguns animais dessa região já estão sob risco de extinção, como, por exemplo, a onça-pintada e a jaguatirica.

Veja: Animais em extinção região sudeste, Animais em Extinção no Brasil, Árvores do Brasil em Extinção


Temas Parecidos:

Leia também! Assuntos relevantes