Werner Von Siemens (1816-1892)

Werner Von Siemens (1816-1892)

Oficial de artilharia prussiano e engenheiro elétrico.

Fez vários estudos teóricos e práticos nas áreas da eletricidade e do magnetismo, desenvolvendo nomeadamente desenvolvendo um galvanômetro para medida de correntes muito pequenas. Participou também na elaboração de normas e unidades elétricas.

Em 1842 criou um dos primeiros processos comerciais de galvanoplastia.

Em 1847 fundou a sua própria empresa, a Siemens & Hakske. A empresa dedica-se inicialmente ao desenvolvimento de sistemas de telégrafos elétricos.

Em 1856 patenteou o induzido de duplo T para a máquina magnetoelétrica e percursor do induzido cilíndrico dentado.

Em 1867 apresentou na Royal Society, em Inglaterra, um estudo teórico sobre o princípio da auto-excitação, de grande importância no desenvolvimento das máquinas elétricas. Inventou e comercializou um gerador elétrico. Desenvolveu os domínios da alta tensão, da iluminação e dos sistemas de tração elétrica, criando um verdadeiro império industrial.

Criou o primeiro comboio elétrico que apresentou numa exposição em Berlim em 1879 (Feira de Comércio de Berlim). Tratava-se de um comboio miniatura puxado por uma locomotiva de 50 centímetros com 2,5 KW de potência numa extensão de 300 metros. O motor elétrico de corrente contínua era alimentado pelos carris. Transportou 86 000 visitantes.

Siemens fez muito pela Ciência e pela Tecnologia alemãs. Crendo na necessidade de dotar a Alemanha de condições de base nestas áreas, desenvolveu muitos esforços, juntamente com o cientista Hermann von Helmholtz (1821-1894), que se prolongaram por vários anos, para a criação do TR (Physikalisch-Technische Reichsanstalt ou Instituto Imperial de Física e Técnica). Siemens chegou a oferecer um terreno de 12000 metros quadrados para o Instituto bem como fundos para a construção. Ele era de opinião que a técnica era fundamental para o desenvolvimento do país e que esta devia estar assente na ciência. Para desenvolver estas áreas era preciso criar condições para o desenvolvimento da melhoria de aparelhagem e métodos de medidas de precisão e, nomeadamente, a criação de unidades de medida. Finalmente em 1887 o Instituto é criado com uma seção científica e uma técnica, passando a ser o primeiro laboratório nacional de física do mundo. Helmholtz foi seu presidente de 1888 até à sua morte, em 1894. A seção científica ficou constituída por laboratórios de Calor, Eletricidade e Ótica. Na seção técnica foram criados laboratórios de mecânica de precisão, calor e pressão, eletricidade e ótica, assim como um de química.


Bibliografia
Hertz (Cahiers de Science et Vie)

Fonte:
http://elektron.esmartweb.com/biografias/biografiasiemens.htm

Leia também! Assuntos relevantes