Fases da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial começou no ano de 1939. Ela foi o resultado de uma intervenção alemã na Polônia.

Após o ataque alemão ao território polonês, Inglaterra e França declararam guerra à Alemanha e ao ditador Adolf Hitler. A Segunda Guerra Mundial contou com a participação de diversos países e foi dividida em fases que explicam bem as alianças e os ataques desenvolvidos durante o conflito.

Nesta guerra, de um lado estavam os países do Eixo: Alemanha, Itália e Japão. E do outro lado, estavam os países aliados: Inglaterra, França, Rússia e Estados Unidos. Confira as principais fases da Segunda Guerra Mundial!


Entenda as fases da Segunda Guerra Mundial

Basicamente, a Segunda Guerra Mundial teve duas grandes fases. A primeira fase aconteceu de 1939 a 1942, e a segunda fase ocorreu de 1942 a 1945, ano que marcou o fim dos conflitos. Entenda!

Leitura recomendada:
História da Primeira Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial
Guerra Fria


Primeira Fase


Trincheira, Segunda Guerra Mundial

A primeira fase teve uma intensa expansão territorial dos países do Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão. Os alemães promoveram a chamada Guerra Relâmpago, o que surpreendeu os países da Europa e do mundo.

Sob o comando de Hitler, os alemães atacaram por meio de armas de longo alcance. A Força Aérea Alemã (Lufwaffe) e os tanques de guerra também foram usados.

Nessa etapa, os alemães dominaram a Polônia, que passou a ser controlada pelos nazistas. Apenas uma parte do país se manteve sob o domínio dos soviéticos, graças ao Pacto Germano-Soviético, fechado em 1939.

Com seus ataques, a Alemanha também conquistou territórios da Dinamarca, Noruega, Holanda e Suécia. Os militares alemães também chegaram ao norte da França.

Em agosto de 1940, a Força Aérea Alemã começou a bombardear regiões inglesas, causando a morte de milhares de civis.

Esse rápido e inesperado domínio alemão no continente europeu gerou uma resposta da Inglaterra. Os ingleses atacaram a Alemanha pelo mar e pelo ar, com o importante suporte da Força Aérea Inglesa (RAF).

Essa fase também foi marcada pelo ataque do Japão à base militar norte-americana de Pearl Harbour, localizada no Havaí.

Segunda Fase


soldados chegando via oceano

Na segunda fase da guerra ocorreu a contraofensiva dos Estados Unidos, da Inglaterra, da França e da União Soviética. Em 1941, os alemães invadiram a Rússia e, dessa forma, romperam o Pacto Germano-Soviético. A Rússia respondeu ao ataque em 1943, quando o exército vermelho derrotou os nazistas durante a Batalha de Stalingrado, considerada uma das lutas mais violentas da Segunda Guerra.

Depois dessa primeira derrota expressiva dos alemães, os soviéticos iniciaram a marcha para Berlim. Os demais países aliados da Inglaterra também intensificaram sua ofensiva contra a Alemanha.

Nesta fase, os Estados Unidos entraram diretamente na guerra, fator que foi decisivo para a vitória dos aliados e a consequente derrota do Eixo. A participação e o engajamento do exército americano contribuíram com o aparato bélico dos aliados, agregando mais tanques, navios e aviões aos combates. Com isso, a Alemanha acabou derrotada no conflito.

Leia também! Assuntos relevantes