As causas da Segunda Guerra Mundial

Vários fatores levaram à ocorrência da Segunda Guerra Mundial, conflito que aconteceu entre os anos de 1939 e 1945. Esse foi considerado o maior e mais devastador conflito armado da história mundial até os dias atuais.

A guerra teve a participação direta das maiores e mais importantes potências mundiais da época, como Japão, Alemanha e Estados Unidos, por exemplo. Todos os esforços econômicos, militares e políticos foram direcionados pelas nações à essa guerra. O conflito ficou marcado pelo uso de armas nucleares de grande poder de devastação, que mataram cerca de 70 milhões de pessoas, entre civis e soldados.


O contexto da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais sangrento de todos os tempos. A guerra foi desencadeada por vários motivos, como crises econômicas, a existência de regimes políticos totalitários e nacionalistas e tensões políticas.

Existia também uma ideologia expansionista por parte das grandes potências mundiais, que desejavam aumentar sua soberania e controle a nível mundial. A corrida armamentista também foi um dos motivos dessa guerra tão brutal.

Entre as principais causas da Segunda Guerra Mundial também é preciso citar o desejo de Hitler de expandir o domínio territorial da Alemanha. O objetivo do ditador era conquistar mais poder, recursos financeiros e matérias-primas provenientes de fontes naturais. As mesmas intenções eram compartilhadas pelo governo da Itália Fascista, com Mussolini; e pelo governo do Japão.

O ponto de partida para a guerra foi a invasão da Polônia pelos nazistas alemães. O ataque ordenado por Hitler fez com que Inglaterra e França declarassem guerra contra a Alemanha. Dessa forma, teve início o mais sangrento conflito bélico da história.

Aula sobre as causas da Segunda Guerra Mundial

Outro fator que fez com que a Alemanha alimentasse o desejo de uma nova guerra foi a sua derrota na Primeira Guerra Mundial e os termos que o país teve que obedecer do Tratado de Versalhes, pelos quais a Alemanha havia perdido diversos territórios. O sentimento nacionalista e o desejo de revanche foram fundamentais para o início do conflito armado.

Leia também:
Fases da Segunda Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial

Os motivos que levaram à Segunda Guerra Mundial foram, basicamente, resultado de tudo o que aconteceu na Primeira Guerra Mundial. Prova disso é uma declaração dada na época pelo então presidente dos Estados Unidos, Winston Churchill, que disse: “Essa guerra é, de fato, uma continuação da anterior”.

Para a Itália, a entrada na Segunda Guerra Mundial foi resultado de uma aliança com a Alemanha. Já no Japão, as motivações para o conflito eram relacionados a desentendimentos e tensões com os Estados Unidos.

Em resumo, a Segunda Guerra Mundial foi uma tentativa de conquistar domínio e poder, além de ter sido uma consequência direta da Primeira Guerra e das condições do Tratado de Versalhes. Neste conflito, todas as nações envolvidas tinham como objetivo a conquista da hegemonia mundial.

Leia também! Assuntos relevantes