Lei de Coulomb

Na física, a Lei de Coulomb é responsável por descrever a interação eletrostática entre partículas que estão eletricamente carregadas. Essa lei foi publicada no ano de 1783, e foi desenvolvida pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb.

A grande contribuição dessa lei para o avanço da física foi ter beneficiado diretamente os estudos e pesquisas relativos à eletricidade. Basicamente, a Lei de Coulomb estabelece que cargas iguais se repelem e cargas opostas se atraem.

Essa lei se refere a forças que podem ser atrativas ou repulsivas, tudo depende do sinal existente nas cargas. Conforme mencionado, cargas de sinais opostos se atraem, e cargas de sinais iguais se repelem.


Conceitos básicos da Lei de Coulomb

O mecanismo básico da lei de Coulomb é demonstrado pelas cargas iguais ou opostas. A lei de Charles Augustin Coulomb é considerada uma referência para a compreensão de como ocorre a interação entre forças de atração e repulsão envolvendo duas cargas elétricas puntiformes, o que significa que elas têm massa e dimensão desprezíveis.

De acordo com o princípio de atração e repulsão, as cargas opostas são atraídas e as cargas iguais são repelidas. São cargas de forças de interação iguais, em qualquer que seja o sentido do vetor.

Em resumo, a Lei de Coulomb estabelece um entendimento sobre a intensidade da força elétrica de interação em sistemas com cargas puntiformes. Segundo Coulomb, a intensidade de uma força eletrostática entre duas cargas elétricas pode ser considerada diretamente proporcional ao produto dos módulos das cargas elétricas, e pode ser interpretada como inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa as duas cargas.


Neste contexto, tem-se que:

  • F → força elétrica entre as cargas
  • k → constante eletrostática no vácuo
  • Q → carga elétrica
  • d → distância


Assista a aula do Professor Marcelo Boaro, sobre a Lei de Coulomb:


Quem foi Charles Augustin de Coulomb?

Charles Augustin de Coulomb foi um físico nascido na França. Ele anunciou a lei da interação eletrostática no ano de 1785. Para chegar a tal lei, o pesquisador realizou diversas medições com a balança de Coulomb, ferramenta que detectava forças de interação pequenas.

Conheça mais de sua biografia:
Charles A. de Coulomb

A unidade de carga elétrica recebeu o nome de coulomb em homenagem ao físico francês. Coulomb foi formado em engenharia, publicou 7 tratados sobre eletricidade e magnetismo e realizou diversos experimentos durante sua trajetória na física. Coulomb morreu em Paris, no dia 23 de agosto de 1806.

Leia também! Assuntos relevantes