Histologia Vegetal


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Histologia Vegetal

Por Juliana, Grupo Escolar

Na biologia, temos uma área de estudo de grande relevância, chamada de Histologia Vegetal. Trata-se do estudo e da pesquisa sobre os tecidos vegetais, ou seja, os tecidos que formam as plantas.

Esses tecidos têm grupos de células específicos, que desempenham funções semelhantes. Na prática, os tecidos vegetais são divididos em meristemas, classificados como tecidos meristemáticos ou embrionários; e tecidos adultos, que são aqueles encontrados na planta desenvolvida e que são permanentes.

A histologia vegetal se preocupa muito em analisar o agrupamento das células vegetais que apresentam características similares e que são direcionadas à realização de determinada função. O tecido vegetal e todas as suas funções são o foco da histologia vegetal.


Entenda os conceitos de tecidos meristemáticos e tecidos adultos

Como já mencionado, os tecidos vegetais estudados pela histologia podem ser: tecidos meristemáticos e tecidos adultos. Confira as diferenças:

Meristemas


São tecidos formados por células indiferenciadas. Estes tecidos possuem potencial de divisão celular (mitose). Podem ser tecidos meristemáticos primários e meristemáticos secundários. Os primários surgem a partir do sistema embrionário (raiz e caule), e podem ser divididos em protoderme, meristema fundamental e procâmbio.

Já os meristemas secundários são aqueles presentes no cilindro central do caule e da raiz e também na casca. Estes tecidos são responsáveis pelo crescimento diametral das plantas. Os próprios tecidos meristemáticos começam a se diferenciar em determinada etapa do processo de desenvolvimento e, assim, dão origem aos tecidos adultos.


Tecidos Adultos


São tecidos com funções específicas nas plantas. Estes tecidos são permanentes e podem ser de revestimento, preenchimento, tecidos condutores ou de sustentação.

Para concluir, é importante dizer que a palavra histologia vem de histo, que significa literalmente tecido. Essa área de estudo está englobada dentro da botânica e ajuda muito a compreender o processo de crescimento vegetal.





Leia também! Assuntos relevantes.

Histologia - O estudo dos tecidos
A histologia é uma ciência que se dedica ao estudo dos tecidos do corpo humano, que são estruturas formadas por grupos de células. Os avanços do conhe...

Tecidos epiteliais
Os tecidos epiteliais são compostos por células que se unem perfeitamente. Eles cobrem a superfície externa do corpo e as cavidades corporais internas...

Biologia Tecidual (Histologia)
Por Leonardo Giantini Trabuco. Tecido vem latim, texere, tecer. Podemos definir tecido de uma maneira bem simples: conjunto de células diferenciadas ...

Histologia Animal
O Tecido Epitelial: a cobertura protetora do corpo Cobrindo o nosso corpo e forrando seus tubos e suas cavidades internas, encontramos um tecido, for...

Esclerênquima
Esclerênquima é tecido de sustentação dos vegetais, caracterizado por células de paredes primária e secundária espessadas. Ele é constituído por escle...

Histologia
A histologia é a ciência que estuda os tecidos biológicos. Nesse campo analisamos desde a formação do tecido, até sua estrutura e funcionamento. Os...

Fale Conosco | Feed / RSS | Google + | Twitter |

Novos assuntos sobre educação no seu e-mail

Site destinado a educação, estudos, informação e pesquisa escolar. Não incentivamos a prática de trabalhos escolares prontos.

Somos um veículo de comunicação. Não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.

Cópia ou reprodução de conteúdo somente se citada a fonte.

© 2016 - Grupo Escolar - Todos direitos reservados