Dicas para falar em público

Dicas para falar em público

Por

Falar em público pode ser um pesadelo para algumas pessoas, mas é bom ter em mente que nas relações sociais que estabelecemos no dia-a-dia, como trabalho, faculdade, encontros de negócios, sempre teremos que nos expressar. Por isso, até os mais tímidos devem buscar aperfeiçoar a oratória e a desenvoltura para falar em público.

Vamos apresentar aqui algumas dicas que podem tornar o ato de falar em público mais fácil e, até mesmo, mais agradável:

1) Prepare-se para falar buscando entender o assunto que vai abordar e procurando conteúdo interessante que atenda ao tempo determinado para a apresentação.

2) Faça exercícios falando sozinho na frente do espelho.

3) Procure estabelecer o seu ritmo e a sua fluência na apresentação, seja natural!

4) Leve um roteiro da apresentação como apoio. Não tente decorar, mas sim entender. Se você não está acostumado a falar em público, evite o improviso. Nesse caso, você pode utilizar um cartão de notas, uma cartolina do tamanho da palma da mão, palavras-chave e apresentações em Power Point.

5) Procure saber qual é o nível intelectual das pessoas as quais você vai falar.

6) Tenha começo meio e fim.

7) Mantenha uma postura correta e se movimente diante dos ouvintes. Contenha o excesso de gesticulação e olhe para todas as pessoas da platéia de uma forma igualitária. Não fixe a visão em apenas uma pessoa.

8) Evite falar com as mãos nos bolsos, com os braços cruzados ou nas costas, e não fique esfregando as mãos, pois isso demonstra insegurança ou hesitação.

Leia também! Assuntos relevantes