Como fazer uma resenha?

Chamamos de resenha a abordagem para a construção de relações entre as propriedades de um determinado objeto, sendo uma excelente forma de comprovar o entendimento de um determinado texto lido. É, portanto, bastante usada por professores para verificar o nível de compreensão de seus alunos com relação a um determinado texto lido, ou até mesmo um filme ou documentário assistido. Trata-se de um tipo de redação técnica que envolve diversas modalidades de textos, como a descrição, a narração e a dissertação, por exemplo.

O primeiro passo para elaborar uma boa resenha, é atentar aos detalhes do material objeto de resenha. Vamos considerar, para exemplificar e melhorar o entendimento, que se trata de uma resenha de um livro. Entenda o contexto da história, onde se passa, quem são os personagens e o que o autor pretendia quando publicou o livro. Ao terminar a leitura aplicando o máximo possível de atenção, tente perceber seus pensamentos a respeito da história, se esta, junto a opinião do autor, ficaram bastante claras para você. Reflita, ainda, sobre como a história se reflete nos dias atuais, podendo, inclusive, este, ser um dos pontos para se apoiar em sua resenha.

Tendo os principais pontos da história marcados, assim como seu entendimento e sua opinião, dê início à redação da resenha. É importante frisar que a resenha precisa conter a descrição do livro, apontando quais são os aspectos mais importantes sobre ele, como personagens marcantes para a história, entre outras coisas. Em uma resenha, você poderá, ainda, expressar a sua opinião a respeito, por exemplo, da presença de humor, ou não, da velocidade dos acontecimentos da história, entre outros. Você pode fazer uma análise mais aprofundada levando em consideração, por exemplo, o movimento literário ao qual a obra pertence e as principais características do autor, entre outros fatores. Vale a pena, ainda, comparar com outras obras da mesma área, analisando a relevância desta com relação às outras.

Você pode seguir um passo a passo, levando em consideração, principalmente, o tema tratado pelo autor, os principais argumentos evocados no texto e a posição defendida por quem escreveu. Para fazer uma boa resenha, ainda, escreva em terceira pessoa, trazendo uma certa neutralidade ao texto produzido. Não se esqueça de citar autor, título da obra, local da publicação, editora, data, edição, tamanho, autoria, resumo, tipo de livro, bibliografia, apreciação, entre outros elementos que determinarão a qualidade da resenha produzida.