Resenha crítica. Saiba como fazer!

A resenha crítica é um tipo de resumo informativo, que expressa uma opinião. Essa análise precisa ser escrita com elementos bem específicos, como o correto uso de argumentos, a contextualização do leitor e a exposição do tema que está sendo analisado pelo autor.

Além de resumir um assunto, a resenha crítica faz uma avaliação, apresentando dados e abordagens, positivos e negativos. É, basicamente, um texto opinativo e informativo, no qual o resenhista precisa ter conhecimentos profundos para propor uma avaliação ou julgamento.

A resenha crítica é bastante usada em jornais e revistas, principalmente para avaliar livros, filmes, restaurantes e peças de teatro. É um texto de perfil efêmero, que perde sua validade rapidamente.


Como escrever uma resenha crítica?

Escrever uma resenha crítica é fazer uma descrição de fatos, baseada na experiência ou conhecimento do autor. Só é possível fazer uma resenha a partir de algo que se conheça, ou seja, o autor precisa dominar o tema para, então, poder opinar sobre ele.

A resenha crítica resume o assunto, destacando os pontos fortes e fracos. É como uma síntese que mistura informação e crítica.

A estrutura da resenha precisa ser organizada, com fluidez de comunicação e com opiniões dialogadas com o leitor. O texto não pode ser muito extenso, já que se trata de um resumo informativo.


Confira os elementos essenciais de uma resenha crítica:

Apresentação do tema;

Descrição detalhada de pontos fortes e fracos;

Interpretação pessoal do autor;

Opiniões de especialistas;

Resumo e formulação de um conceito;

Crítica bem estruturada e consistente;

Síntese das ideias principais.


É importante que o autor não apresente sua opinião como a verdade absoluta, deixando uma abertura para que os leitores também possam fazer seu próprio julgamento de valor. Para escrever uma resenha crítica, é preciso honestidade, isenção, responsabilidade e profissionalismo.


O texto deve ter: título, síntese do conteúdo e avaliação crítica. A postura crítica do autor precisa estar evidente em todo o texto. Dependendo do estilo do resenhista, o conteúdo poderá adotar um tom moderado, respeitoso ou, até mesmo, agressivo.

Leia também! Assuntos relevantes