Causas da Guerra no Iraque

Causas da Guerra no Iraque

Por

Existem inúmeras causas para a Guerra no Iraque ter acontecido. Entre as razões mais evidentes estão a conjuntura política do momento, a economia, a religião e a cultura.

A incursão norte-americana ao Golfo Pérsico traria várias oportunidades para os Estados Unidos, e muito se fala que essa guerra, na verdade, foi um excelente negócio para o país e para seus aliados.

O primeiro motivo para a guerra seria o petróleo, já que o Iraque tem a segunda produção mundial do insumo. Os Estados Unidos, por sua vez, é um intenso importador de petróleo para suprir sua demanda interna, sendo assim, com a guerra, o país seria beneficiado controlando os poços iraquianos de petróleo.

Além disso, uma guerra também ajudaria a indústria bélica americana.

Outro motivo para a Guerra do Iraque seria promover uma maior aprovação do governo de George W. Bush e preparar o caminho para as eleições presidenciais nos Estados Unidos.

A guerra também serviria para reforçar a presença dos Estados Unidos no escalão dos países poderosos e garantiria sua autonomia e supremacia econômica a nível mundial.

Leia também: O Fim da Guerra do Iraque

Juliana Miranda do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes