Arquimedes (287 aC - 212 aC)

Arquimedes (287 aC - 212 aC)

Por

Arquimedes de Siracusa foi um matemático, nascido no ano 287 a.C. Ele teve importante atuação na matemática, na física, na engenharia e na astronomia. Existem poucas informações sobre a vida de Arquimedes, mas sabe-se que o cientista é considerado um dos principais nomes da Antiguidade Clássica.

Arquimedes nasceu na cidade portuária de Siracusa, na Sicília. Relatos históricos dão conta de que Arquimedes viveu até os 75 anos de idade. Ele era filho do astrônomo Fídias e parente do Rei Hierão II, que governava Siracusa.

Arquimedes teve uma biografia escrita por Heráclides. Durante a juventude, o matemático teria estudado em Alexandria, no Egito. O cientista contribuiu para o avanço da física com as fundamentações sobre a hidrostática e a estática, e as leis do empuxo e da alavanca.

Arquimides também inventou diversas máquinas para uso militar e civil, como as armas de cerco e a bomba de parafuso. Arquimedes é considerado o maior matemático da antiguidade. Ele usou o método da exaustão para calcular a área que fica sob o arco de uma parábola e encontrou uma aproximação que foi nomeada como número π.

O matemático foi morto por um soldado romano, no ano de 212 a.C., durante a Segunda Guerra Púnica. As descobertas de Arquimedes influenciaram importantes cientistas modernos, como Galileu Galilei e Isaac Newton.

Leia também! Assuntos relevantes