Isaac Newton(1643-1727)

Isaac Newton(1643-1727)

Por

Isaac Newton nasceu no dia 4 de Janeiro de 1643. Ele se tornou um dos mais renomados físicos, matemáticos e astronômos de todos os tempos. O cientista inglês também se destacou na alquimia e na filosofia. A obra que descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton são os principais marcos da carreira deste importante cientista.

Em sua trajetória profissional, Newton também construiu o primeiro telescópio refletor e desenvolveu a teoria das cores baseada num prisma. Ele também foi o responsável por formular a lei empírica de resfriamento.

O mais curioso sobre a vida deste matemático é que, quando criança, Newton não era um bom aluno. Seu talento foi se desenvolvendo com o tempo e, na fase jovem, o cientista estudou em Cambridge. Newton era muito observador e gostava de construir objetos. Ele transformou o pensamento filosófico e o conhecimento científico do século 18, sendo o responsável pelo início da ciência moderna no mundo.

Em 1671, Isaac Newton passou a ocupar o cargo de professor catedrático de Matemática da Universidade de Cambridge. Em 1672, ele foi eleito para a Royal Society.

Em 1687, Newton foi eleito para o Parlamento. Em 1696, ele assumiu a Superintendência da Casa da Moeda em Londres. Mais tarde, foi eleito presidente da Royal Society.

Finalmente, em 1703, Isaac Newton foi sagrado cavaleiro, passando a ser chamado de Sir Isaac Newton. O cientista morreu em 31 de março de 1727, em Kensington, no Reino Unido.

Leia também! Assuntos relevantes