Galileo Galilei

Galileo Galilei

Por

Galileu Galilei foi um cientista e estudioso italiano, responsável por observações e descobertas pioneiras no campo da física. Galileu lançou as bases para a física moderna e para a astronomia.

O cientista nasceu em 15 de fevereiro de 1564, em Pisa, na Itália. Galileu Galilei trabalhou como professor de matemática, construiu um telescópio e sustentou a teoria do sistema solar heliocêntrico. Durante sua trajetória de pesquisas, Galileu foi acusado duas vezes de heresia pela Igreja Católica.

Galileu Galilei era filho de Vincenzo Galilei e Giulia Ammannati. Ele iniciou sua educação formal no mosteiro Camaldolese, em Vallombrosa. Em 1583, ele entrou para a Universidade de Pisa, onde estudou medicina.

Galileo Galilei lecionou na Universidade de Pádua, atuando nas áreas de geometria, mecânica e astronomia. Em 1604, Galileu publicou seus estudos sobre operações geométricas e suas aplicações tecnológicas práticas.

Em março de 1610, o pesquisador publicou o livro “The Starry Messenger”, que falava sobre suas descobertas astronômicas. O cientista também lançou diversos outros estudos.

Galileu morreu em Arcetri, na região de Florença, na Itália, no dia 8 de janeiro de 1642, vítima de problemas cardíacos. Apenas no século XX, a Igreja Católica reconheceu a obra de Galileu Galilei e sua imensa contribuição para a compreensão do universo. Galileu Galilei é considerado um cientista importante para a revolução científica e recebeu o título de “pai da ciência moderna".