Sistema Cardiovascular

O sistema circulatório humano é formado pelo coração, pelo sangue e os vasos sanguíneos. Também conhecido como sistema cardiovascular, essa rede de circulação do corpo é extremamente importante para o funcionamento dos órgãos e para a distribuição uniforme e correta de nutrientes, hormônios e oxigênio pelo organismo.

O principal órgão do sistema circulatório é o coração, responsável por bombear o sangue para o corpo. O coração está localizado na cavidade torácica e pesa cerca de 300 gramas. O órgão é formado por átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo direito e ventrículo esquerdo; e apresenta três camadas fundamentais: o pericárdio, o endocárdio e o miocárdio.

São fundamentais neste trabalho duas estruturas corporais:

  • Vasos Sanguíneos
  • Coração

Os vasos sanguíneos são classificados em 3 tipos: vasos capilares, veias e artérias. Eles percorrem todo o nosso corpo, criando uma extensa rede por onde o sangue percorre de forma organizada e segura.

No sistema cardiovascular estão presentes as artérias, veias de calibre mais espesso e com estrutura mais elástica, que apresentam contração e descontração durante os batimentos do coração, por onde passa o sangue que deixa o coração em direção ao restante do corpo. As artérias são consideradas vasos de paredes que ajudam a transportar o sangue do coração para os tecidos do corpo.

A ramificação sanguínea ocorre através de veias cada vez mais finas, até chegarmos nos capilares, redes com os menores vasinhos sanguíneos.

O sistema cardiovascular também é formado por veias, com paredes menos espessas do que as artérias e que, por isso, fazem o transporte sanguíneo de forma mais lenta e suave. Como são menos elásticas, as veias não facilitam o retorno do sangue ao coração.

Também existem as veias venosas, que se destacam pelo excesso de gás carbônico, enquanto as veias pulmonares são destinadas ao sangue arterial, que é rico em oxigênio, sendo estas vinculadas ao coração e ao pulmão. Entre as veias venosas mais comuns estão a Safena e a Jugular.

Já os vasos capilares são realmente muito pequenos, podem ter tamanho microscópico e criam uma rede de distribuição muito importante entre veias e artérias. Tecidos celulares realmente muito finos formam os vasos capilares. Por não serem nada espessos, eles permitem uma troca maior de nutrientes, gás carbônico e oxigênio com as células do corpo.

Importância do coração


Ilustração Coração Veias e Anatomia

O coração é o principal órgão do sistema cardiovascular e fica na caixa torácica. O seu trabalho é bombear de forma coordenada o sangue para todos os nossos vasos sanguíneos.

É um órgão com músculo de estrutura oca, envolto no pericárdio. O endocárdio é uma membrana localizada na parte interna do coração. O miocárdio é a parede cardíaca e sua função é a realização das contrações do coração.

Sistema Circulatório Humano

O miocárdio é formado por 4 cavidades:

  • Átrios – cavidades superiores do lado direito e esquerdo;
  • Ventrículos – cavidades inferiores do lado direito e esquerdo, sendo que os ventrículos contam com paredes mais espessas do que os átrios.

A comunicação ocorre da seguinte forma: ventrículo direito com átrio direito – ventrículo esquerdo com átrio esquerdo, somente isso. Válvulas controlam este sistema de comunicação, fazendo com que o fluxo de sangue seja controlado na cavidade do coração. Sobre as válvulas:

Válvula Tricúspide – Controle entre ventrículo direito e átrio direito.

Válvula Mitral ou Bicúspide – Controle entre ventrículo esquerdo e átrio esquerdo.

Anatomia do Coração Humano, Órgão


A movimentação do coração pode acontecer de duas maneiras: diástole e sístole. É importante saber a definição destes movimentos:

Diástole – Etapa de relaxamento do músculo, momento em que o coração fica cheio de sangue.

Sístole – Etapa da contração do músculo, bombeando o sangue para o corpo.

Leia mais: Sístole e Diástole

Assista a videoaula sobre o sistema circulatório:

A contração dos ventrículos gera a pulsação no sistema cardiovascular. Isso é fundamental para impulsionar o sangue nas artérias, conforme cada uma das batidas do coração. A pulsação ou o pulso arterial está diretamente ligado à frequência dos batimentos cardíacos. Qualquer alteração no ritmo, pulsação ou funcionamento do coração pode indicar algum problema.