Salazarismo

Por

O Salazarismo foi um regime político de Portugal, também chamado de Estado Novo. Neste regime, o autoritarismo e uma relação corporativista foram implementados.

Essa forma de fazer política durou 41 anos em Portugal, sem interrupção. Aprovado em 1933, a partir de uma nova Constituição, ele vigorou até o ano de 1974, quando foi derrubado pela Revolução do 25 de Abril.

Esse regime político foi criado sob bandeiras ideológicas e propagandísticas. O objetivo era de se assinalar a entrada de uma nova era, aberta pela Revolução Nacional de 28 de Maio de 1926.

O nome salazarismo é uma referência a António de Oliveira Salazar, fundador do regime e líder do mesmo. Salazar assumiu o cargo de Ministro das Finanças em 1928.

A designação salazarismo reflete o fato desse novo governo de Portugal ter se centrado na figura do "Chefe" Salazar e ter sido marcado por seu estilo pessoal de governar.

O sucessor de António de Oliveira Salazar no “Estado Novo” foi Marcello Caetano (1933-1974), que deu continuidade a forma de governar inerente ao primeiro chefe do salazarismo.

Juliana Miranda do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes