Doenças

Tuberculose

O que Você Precisa Saber Sobre Tuberculose
Ao contrário do que muitos pensam, esta doença é muito freqüente em nosso país e mata milhares de pessoas todos os anos. Ela não escolhe idade, sexo ou raça. Qualquer um pode contrair tuberculose.

Apesar de ser contagiosa, como veremos a seguir, este mal tem cura. A pessoa deve ter paciência e força de vontade, pois o tratamento dura pelo menos seis meses. Nesta e na próxima coluna, responderemos às dúvidas mais comuns sobre a doença.

O que é tuberculose ?
É uma doença infecciosa que pode afetar os pulmões ou outras partes do organismo, com graves conseqüências.

Como ela se espalha?
A doença é transmitida de pessoa para pessoa. Quando alguém que tem os germes – ativos e não tratados – em seus pulmões ou garganta, os expele para o ar ao espirrar ou falar. Outros indivíduos que estejam respirando o mesmo ar contaminado podem ser infectados. Normalmente, quem acaba inspirando essas bactérias tem contato próximo e constante com alguém que já está com a doença. Esta é a razão pela qual a maioria das pessoas pega a tuberculose de membros da família, amigos ou colegas de trabalho. Num contato ocasional com gente tossindo em um restaurante ou dentro de um meio de transporte público, mesmo que haja alguém tuberculoso, é mais difícil haver a transmissão. Não se pega a doença por meio de contato com pratos, copos, lençóis ou roupas.

O que significa ter “infecção” de tuberculose?
Na maioria dos casos, depois que os germes entram no corpo, as defesas do organismo os controlam construindo uma parede em torno deles, como uma cicatriz em volta de uma ferida. As bactérias podem continuar vivas dentro dessas paredes por anos, em estado inativo. Enquanto inativas, elas não são prejudiciais e não podem se espalhar para outras pessoas. O indivíduo está infectado, mas não doente, e provavelmente não vai nem saber que tem os germes. Portanto, ter infecção de tuberculose significa que as bactérias estão no corpo, mas em estado inativo.

O que é a “doença” tuberculose?
É uma doença grave causada por germes ativos. Se as defesas do organismo estiverem fracas, é possível que o mal se desenvolva logo após a penetração dos germes no corpo. Também é provável, mesmo depois de muitos anos, que germes inativos tornem-se ativos. Para isto é necessário que as defesas do corpo fiquem enfraquecidas por razões como envelhecimento, doenças graves, abuso de drogas ou álcool e aids. Quando as defesas estão enfraquecidas e os germes inativos se tornam ativos, eles podem se multiplicar e prejudicar os pulmões ou outros órgãos onde se encontram. Quando não é tratada, a tuberculose pode ser uma doença tão grave que se torna fatal. Entretanto, os doentes podem ser curados se tiverem tratamento médico adequado e tomarem os medicamentos conforme a prescrição.

Mais Respostas Sobre Tuberculose

O que é tuberculose resistente a drogas?
Às vezes, uma ou mais drogas comumente prescritas pelos médicos não são suficientes para eliminar os germes.

Quando isto acontece, é necessário prescrever aos pacientes combinações de medicamentos. As variedades resistentes também exigem um tempo de tratamento mais longo, mas, ainda assim, a maioria dos pacientes pode ser curada.

A tuberculose resistente desenvolve-se quando uma pessoa doente pára de tomar seus medicamentos antes do fim do tratamento, ou quando este não foi administrado corretamente. Quando essa variedade resistente não é tratada, a pessoa pode transmitir esses germes fortalecidos.

Quais são os sinais da doença?
A tuberculose pode atacar qualquer parte do corpo, mas os pulmões são o alvo mais comum. Pessoas doentes devem ter alguns ou todos os sintomas abaixo: tosse episódica; febre, pouco intensa e especialmente no fim do dia; perda de peso; cansaço constante; falta de apetite.

Às vezes, uma pessoa com a doença em estágio avançado pode expelir escarro sanguinolento ao tossir.

Pessoas com tuberculose ativa podem ter apenas sintomas moderados. Elas podem estar espalhando esses germes para outras pessoas, sem nem mesmo saber que são portadoras.

Que exames podem diagnosticar a tuberculose?
O teste de tuberculina Mantoux PPD, feito na pele, mostra se uma pessoa foi ou não infectada.

O raio X do tórax, assim como o teste Mantoux, pode identificar se houve infecção. O raio X mostra se os pulmões sofreram algum dano.

Um teste de catarro mostra se germes de tuberculose estão no escarro expelido pela pessoa ao tossir.

Quem deve fazer os testes?
Quem apresentar os sintomas da doença;

Pessoas que têm contato próximo e constante com alguém que tenha tuberculose ativa (parente, amigo ou colega de trabalho);

Pessoas com aids, baixa imunidade ou outras condições médicas debilitantes;

Pessoas que precisam efetuar o teste requerido em exame admissional em emprego ou escola.

Um paciente em tratamento pode infectar outras pessoas?
Geralmente, depois de uma semana ou mais tomando medicação efetiva, a maioria das pessoas pára de transmitir os germes. O médico pode testar o doente e decidir se ele não está mais sendo transmissor. A maioria desses pacientes vive em casa e pode continuar suas atividades normais, desde que esteja tomando seus medicamentos corretamente.

Fonte: