Biografias

Tales de Mileto

Tales de Mileto foi considerado o primeiro filósofo da Grécia Ocidental. Ele era um matemático, pensador e filósofo de grande renome no período pré-socrático.

O grego ficou conhecido como “Pai da Ciência e Pai da Filosofia Ocidental”, graças às suas grandes contribuições para estes campos de estudo. O trabalho de Tales de Mileto também esteve concentrado em outras áreas relevantes, como a engenharia e a astronomia.

Nascido em uma colônia da Grécia, com origem fenícia, Tales de Mileto teria vivido na região onde hoje está a Turquia. Ele acreditava que a água era o elemento que dava origem a tudo. Ele foi aclamado como um dos sete sábios mais importantes da Grécia Antiga.

Entre as importantes teorias de Tales de Mileto, estão os primeiros estudos sobre a evolução das espécies, explicações sobre o eclipse solar, conhecimentos sobre o magnetismo, entre outras contribuições.

Ilustracao do Tales de Mileto
Ilustração de como seria Tales de Mileto – Crédito da imagem: Facebook

Tales acreditava que o mundo havia evoluído a partir da água, de uma forma natural. Ele também constatou que a lua era iluminada pelo sol e conseguiu prever a ocorrência de um eclipse em 585 a.C.

Ele foi o fundador da Escola Jônica, uma das escolas filosóficas mais antigas do mundo. Essa escola se estabeleceu na cidade de Mileto.

Com a análise de fatores da natureza, Tales de Mileto desenvolveu e propagou muitos conhecimentos. Mais tarde, Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto e Anaxímenes de Mileto criaram a Escola de Mileto, também dedicada à filosofia.

Leia: Teoria do Conhecimento

Uma das grandes contribuições do matemático foi o Teorema de Tales de Mileto, que é aplicado na geometria. Este teorema surgiu quando o matemático foi convidado para fazer a medição do tamanho da pirâmide de Quéops, no Egito, a partir da sombra que ela projetava.

A base do Teorema de Tales de Mileto diz que: “a interseção entre duas retas paralelas e transversais forma segmentos proporcionais”. Com isso, esse teorema pode ser aplicado para medir a área de triângulos.

triângulo

Ainda na geometria, Tales de Mileto descobriu que os ângulos da base dos triângulos isósceles são iguais, que todo diâmetro divide um círculo em duas metades idênticas, propriedades da circunferência, entre outros ensinamentos que contribuíram para o desenvolvimento da matemática.

Tales de Mileto teria nascido na antiga colônia grega de Mileto, atual Turquia, entre os anos de 623 e 624 a.C. Ele foi um pensador e matemático muito respeitado, que se dedicou profundamente a entender os fenômenos da natureza por meio da observação.

Durante sua vida, Tales de Mileto viajou para o Egito e para a Babilônia. Ele conquistou admiradores e seguidores em várias regiões. Seus seguidores eram chamados de “Milesianos”. Tales de Mileto teria morrido entre os anos de 556 e 558 a.C.