Geometria

Na matemática, a Geometria é uma das áreas mais relevantes para estudos. Ela está no mesmo patamar que a álgebra e o cálculo. O termo geometria vem do grego e significa “medição da Terra”.

A área da geometria foi desenvolvida e aprimorada ao longo de séculos, graças a vários matemáticos ilustres. Na prática, a geometria estuda as formas dos objetos, as posições e as propriedades das formas.

Nesse campo de estudo, alguns elementos têm grande relevância, entre eles: o ponto, a reta, o plano, o espaço, entre outros. A partir desses elementos, é possível definir as formas geométricas que estão no plano, como os ângulos e as retas. Com isso, também é possível calcular distâncias entre pontos.

A geometria espacial é uma área muito importante para o setor da construção civil, da arquitetura e de outros mercados. Entre as figuras geométricas, uma das mais conhecidas é a circunferência, pela qual é possível encontrar dados como perímetro e diâmetro.

São vários os campos de estudo da geometria, sendo que os mais relevantes são a Geometria Euclidiana e a Geometria não Euclidiana. Inclusive, um dos estudiosos mais renomados da geometria foi Euclides, matemático do século III a.C., considerado o pai da geometria.

Outro matemático que foi essencial para o desenvolvimento da geometria foi Lobachevsky, responsável por reformular a geometria, negando o quinto postulado de Euclides.

Na escola, os alunos começam a estudar a geometria no ensino fundamental e, depois, aprofundam os conhecimentos no ensino médio. A geometria Euclidiana é dividida em Geometria Plana, que trata das formas e figuras; e a geometria espacial, que considera a profundidade e é tridimensional.

Os principais conceitos explorados no ensino fundamental e médio dentro do campo da geometria são: ponto, reta, plano, posições relativas, distância entre dois pontos, ângulos, polígonos, áreas, trigonometria, geometria plana, poliedros, subáreas, coordenadas, vetores, matrizes, entre outros.

Cubos, Geometria


Desenvolvimento da geometria

A geometria é focada em formas, tamanhos e posições relativas de figuras e espaços. Quem é especialista em geometria é chamado de geômetra.

A área de estudo se desenvolveu a partir de informações como comprimento, área e volume. Euclides foi o primeiro matemático a apresentar a geometria. Arquimedes também foi relevante no segmento e formulou mecanismos para calcular áreas e volumes.

A geometria é relevante para muitas outras áreas do conhecimento humano, como para a astronomia, a construção e navegação. As qualidades fundamentais da geometria são chamadas de axiomas, que são empregados com outros conceitos matemáticos chamados de teoremas, como o ponto, a reta, a curva, a superfície, entre outros.

O plano cartesiano foi um marco no desenvolvimento da geometria e influenciou muito a matemática e outros campos de estudo e pesquisa.

Geometria



Por

Compartilhe