Significado de Carpe Diem

Difícil nunca ter encontrado a expressão "Carpe diem", mas qual é o seu significado e principalmente quem disse isso pela primeira vez?

Não são poucas, em retrospectiva, as frases que caracterizam o uso principalmente coloquial de nossa língua. Torna-se comum, você pode encontrar essas expressões no meio de um dos muitos discursos informais, talvez entre amigos, na frente de um boteco ou em meio a um café.

No entanto, assim como no caso de Carpe diem, esses hábitos têm raízes muito distantes, e seu significado é tudo menos trivial. Neste ponto, temos apenas que voltar no tempo para encontrar não apenas o significado de Carpe diem, mas também aqueles que o disseram e o usaram pela primeira vez.


O significado de Carpe diem


Carpe Diem

Para reconstruir a história de Carpe diem e seu significado, é necessário voltar à língua latina.

Quanto ao significado, a tradução de Carpe diem refere-se a "aproveitar o dia", apesar de a expressão ser cada vez mais usada para convidar a não perder tempo, ou "aproveitar o momento".

Mas não só: porque sua origem é encontrada em uma série de escritos de um dos mais famosos poetas latinos, Carpe diem é na verdade uma forma abreviada de lembrar que é bom aproveitar cada momento, sem esperar e adiar para amanhã.

Sua forma estendida, de fato, é dividida no seguinte versículo: "confiando o mínimo possível no amanhã". Apreciar, portanto, o que se tem é o que ele quer transmitir a frase, pois, como bem sabemos, o futuro é tudo menos previsível.

A quem atribuir o uso de Carpe diem e a difusão desse pensamento, objeto de inúmeros debates de um ponto de vista filosófico?


Carpe diem: quem disse isso?

Toda a sua poesia não fez mais do que enfatizar uma verdadeira reflexão, uma chamada filosófica de vida, que muitos se apossaram, e que, é interpretada de diferentes maneiras, e deu origem a muitos mal-entendidos.

O poder lírico do poeta Horácio, destinou ao sucesso a frase Carpe diem. Foi gravada na história para sempre, a fim de lembrar a importância de "aproveitar o momento" para melhorar e viver plenamente o que a vida nos oferece, sem perder qualquer chance e oportunidade.

Leia também! Assuntos relevantes