O momento que vai do século XX ao século IV a.C. compreende um período da história da Grécia conhecido como Grécia Antiga. Neste período, a sociedade grega tinha composições políticas, sociais, econômicas e religiosas bem marcantes, como veremos a seguir.


Como era a política na Grécia Antiga?

A política era muito importante na época da Grécia Antiga, uma vez que o país não era unificado, pois a Grécia era formada por uma série de cidades onde habitavam cidadãos que falavam o mesmo idioma, com leis iguais em alguns lugares para pessoas que tinham costumes bem parecidos.

O problema era que algumas cidades eram inimigas, como Esparta e Atenas. Os gregos foram cidadãos que valorizavam a política, as artes, a escultura, música, pintura e outras formas de beleza e intelectualidade. A democracia precisava de todas essas manifestações de ideais e posições.

Arte Grega


Como era a sociedade na Grécia Antiga?

As cidades, ou as polis, eram organizadas à sua maneira. Em Atenas, por exemplo, a escravidão era comum, enquanto em Esparta a quantidade de escravos era bem menor. Porém, o governo de Esparta tinha servos estatais, que eram obrigados a trabalhar para o Estado.

As terras férteis eram próprias da oligarquia, tanto em Atenas quanto em Esparta. Atenas tinha em sua sociedade os metecas, que eram estrangeiros que não tinham voz ativa na política local e, portanto, eram excluídos.


Colosso de Rodes
Colosso de Rodes - Maravilha do Mundo Antigo


Como era a economia na Grécia Antiga?

A Grécia Antiga tinha uma economia baseada no comércio, agricultura e produção de artesanato. O couro, metais e tecidos eram muito importantes economicamente.

Na agricultura, destacavam-se a produção de uva, trigo e azeitonas. A pecuária tinha apenas animais de pequeno porte.

Toda a sociedade grega tinha um comércio forte. A “dracma” era a moeda usada para as transações comerciais. O comércio, aliás, era bem completo, com comerciantes menores, donos de um mercado pequeno em uma vila, até comerciantes maiores, que utilizavam a rota do Mediterrâneo para levar com seus próprios barcos suas mercadorias para venda.


Como era a religião na Grécia Antiga?

A religião politeísta existia na Grécia Antiga, com deuses locais e de outras regiões, com seres humanos imortais, deuses mortais, ninfas e outras divindades. Pode-se dizer que a religião na Grécia Antiga era muito plural, graças às influências que os cidadãos gregos sofreram ao longo de muitos anos com convivência com outros povos.

Havia um Deus para cada função. Os ensinamentos dos deuses influenciavam o cotidiano das pessoas.


Veja também:

Grécia na atualidade

Cronologia da Civilização Grega

Os Deuses do Olímpio

As Deusas do Olímpio

Civilização Grega - O Período Helenístico - 1000 a.C. à 1 a.C.

Democracia Ateniense

Leia também! Assuntos relevantes