Cérebro

Biologia
Por

O cérebro é a maior parte do encéfalo, estando conectado com o SNC – Sistema Nervoso Central. As informações transmitidas para o nosso corpo são processadas pelo cérebro, responsável por emitir todas as respostas para que nosso organismo funcione de maneira correta e equilibrada.

De toda estrutura que compõe o SNC – Sistema Nervoso Central, 80% são representados pelo cérebro. A divisão cerebral, basicamente, acontece da seguinte maneira:

  • Hemisfério esquerdo;
  • Hemisfério direito.

Leia mais: Sistema Nervoso

A conexão entre os dois hemisférios cerebrais acontece por um feixe espesso de fibras nervosas chamado de corpo caloso. Cada hemisfério do cérebro é responsável pelo desempenho de funções corporais específicas.

O lado direito, por exemplo, é usado para interpretar figuras, percepções musicais, visualizar as imagens em 3 dimensões e obter habilidades manuais. Já o lado esquerdo do cérebro está vinculado com capacidade de realizar cálculos e solucionar problemas, além de falar, reter informações (memória) e utilizar a linguagem para se comunicar.

Os movimentos do corpo são controlados pelos lados cerebrais opostos. Ou seja, o lado direito do seu corpo é comandado pelo hemisfério cerebral esquerdo, e vice-versa.


Quais são as regiões cerebrais?

O cérebro também é dividido de outras maneiras, observadas quando ele é cortado ao meio. A parte mais escura do tecido cerebral fica localizada na área mais externa do órgão, enquanto a região interior do cérebro é dominada pela coloração branca.

O córtex cerebral pode ter espessura de até 4 milímetros, é o local onde estão os neurônios e fica localizado na região mais externa do órgão. Os feixes de axônios mielinizados ficam localizados na região mais interna do órgão, reconhecida pela coloração formada por uma substância branca.

O córtex cerebral é reconhecido por ter diversas dobras, que existem para que a superfície do cérebro fique maior, mesmo que seja na cavidade do crânio.


Divisão do cérebro em 4 lobos cerebrais

O cérebro é dividido em quatro lobos, conforme a estrutura esquelética localizada na parte de cima do órgão.


Lobo frontal

Parte do cérebro responsável por movimentar os músculos esqueléticos, pelo raciocínio, pela criatividade, por formar a personalidade do indivíduo, assim como decidir com mais clareza e objetividade.


Lobo temporal

Área cerebral importante para o indivíduo se comunicar de uma maneira geral, tal como escutar, escrever e falar.


Lobo parietal

Essa região do cérebro é responsável pela nossa sensibilidade ao toque na pele, para saber se está calor ou se faz frio e para sentir dor.


Lobo occipital

Região do cérebro na qual as informações visuais são processadas.


Cerebro, cabeca humana, ilustracao
Crédito da imagem: Gerd Altmann / Pixabay.


Capacidade cerebral

Não se sabe exatamente quantos por cento do nosso cérebro utilizamos para as funções do dia a dia, mas é muito mais do que os 10% afirmados por muita gente que acredita que “desperdiçamos” nossa capacidade cerebral. Pelo contrário, todos os nossos mecanismos vitais dependem do cérebro para funcionar de maneira eficiente.

O cérebro de muitas pessoas, anônimas e famosas, já foi estudado. Entre eles o do cientista Albert Einstein. A intenção do estudo era descobrir se havia alguma alteração na estrutura cerebral do cientista que justificasse sua inteligência superior à média dos seres humanos.

Estudos científicos também estão relacionando nossa perda de memória ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos que armazenam dados, como computadores, tablets e smartphones. A memória cerebral deixa de ser estimulada, já que estes mecanismos são utilizados para guardar informações.


Leia mais: Tecido Nervoso

Compartilhe