O tímpano é um pedaço de pele bem fino, que tem a forma de um cone, medindo, aproximadamente, 10 milímetros de largura, fica localizado entre o canal auditivo e o ouvido médio. O ouvido médio é conectado com a garganta através da tuba auditiva, também chamada de Trompa de Eustáquio.

Tem como função principal vibrar conforme for estimulado sonoramente. Essas vibrações se dão através do ouvido médio.


Qual é a função do tímpano no sistema auditivo?


tímpano, ouvido

O tímpano, ao mesmo tempo em que se apresenta rígido, é também muito sensível, o que faz com que, na menor flutuação de pressão do ar, ele se move, para frente e para trás. Sendo conectado ao músculo tensor timpânico, é constantemente puxado para dentro. Isso faz com que a membrana permaneça, em toda a sua forma, tensa, vibrando somente quando qualquer parte da sua superfície é tocada por uma onda sonora.

Assim, o tímpano funciona como um diafragma localizado num microfone. As compressões e rarefações da onda sonora empurram a membrana para frente e para trás. Quanto mais alta for a onda sonora, mais rápido a membrana se moverá, enquanto os sons mais baixos moverão a membrana por uma distância maior.

Além disso, o tímpano protege o ouvido interno de exposições prolongadas a ruídos altos e graves. O cérebro, quando recebe um sinal que indica um ruído, faz com que haja um reflexo no tímpano. Assim, o músculo tensor timpânico e o músculo estapédio se contraem de repente. Isso faz com que o tímpano e os ossos conectados sejam puxados em diferentes direções, fazendo com que a membrana fique mais rígida.

tímpano, localização

Além de proteger os ouvidos, esse reflexo faz com que você se concentre na audição.


O que é perfuração do tímpano?


tímpano perfurado

Perfuração do tímpano é quando a pessoa fica sentindo dor, coceira no ouvido, tem a audição diminuída, e pode surgir sangramento no ouvido. Ou seja, tímpano perfurado é quando a membrana do tímpano, que separa a orelha externa da orelha média, é danificada.

Esse problema pode ser causado por diversos fatores, sendo as principais:


Furando o tímpano com o cotonete

  • Inserir objetos no ouvido, como cotonete, por exemplo;
  • Traumatismo craniano;
  • Barulhos excessivamente altos;
  • Golpe ou queda, causando lesão na região do ouvido;
  • Lesões causadas por pressão no ouvido, como mergulho.


E quais são os sintomas de tímpano perfurado?

O primeiro sintoma de tímpano perfurado é a pessoa começar a sentir dor intensa no ouvido. Além disso, ela pode sentir:

  • Coceira no ouvido;
  • Corrimento no ouvido;
  • Diminuição da capacidade de ouvir;
  • Sangramento pelo ouvido;
  • Zumbido no ouvido;
  • Algumas pessoas podem sentir vertigem.


E o que fazer?

Ao sentir dor no ouvido, é indicado que você vá ao médico, principalmente se estiver ocorrendo algum corrimento ou sangramento na região. Também se sentir que a capacidade de audição diminuiu.

Ao ir ao médico, com a contestação de tímpano perfurado, ele irá tratar, primeiramente, da otite, que é uma inflamação no ouvido. Isso acontece porque, uma vez que o tímpano, que protege o ouvido, é rompido, facilitando a entrada de bactérias e sujeira.

Caso o médico detecte sinais de infecções ou doenças, prescreverá antibióticos. Caso a dor seja muito forte, também receitará alguns analgésicos.


Temas Parecidos

Leia também! Assuntos relevantes