Fatos Gerais

Pensamento Dedutivo e Indutivo

O que é pensamento dedutivo e indutivo?

Silogismo pode ser comparado a estes seguintes termos: “conexão de idéias”, “raciocínio”.

Silogismo é um termo filosófico com o qual Sócrates designou a argumentação lógica perfeita:
Todo homem é mortal.
Sócrates é homem.
Logo, Sócrates é mortal.

Silogismo nada mais passa do que um pensamento lógico e filosófico. Um pensamento dedutivo.

O pensamento dedutivo se baseia mais no método científico, onde você observa, analisa e testa para chegar a uma conclusão uma dedução dos tópicos que você analisou. O pensamento indutivo se baseia mais em apenas observar ele pode passar apenas por coincidências ou por certezas.

Os dois pensamentos procuram descobrir o novo a diferença e a maneira de cada de descobrir sua resposta.

Pensamento dedutivo:

Quem mora em cidade X não pega doença Y, o método dedutivo vai procurar repostas para esta frase primeiramente eles observam o que a cidade tem de diferente, então criam hipóteses e vão atrás de respostas para estas hipóteses até conseguiram chegar a uma resposta devidamente testada e observada.

Pensamento indutivo:

99% dos brasileiros são racistas, o pensamento indutivo então afirma que os brasileiros são racistas (sem exceção).


FRANCIS BACON

Quem foi?

Francis Bacon foi um político, filósofo e ensaísta inglês. É considerado o fundador da ciência moderna.

Francis Bacon nasceu em Londres, em 22 de janeiro de 1561, e morreu na mesma cidade em 9 de abril de 1626. Sua educação orientou-se para a vida política, na qual alcançou posições elevadas. Filho de Nicholas Bacon e Ann Cooke Bacon, a mãe de Francis Bacon falava cinco idiomas e foi considerada como uma das mulheres mais eruditas de sua época.

Qual a relação de Francis Bacon e os pensamento dedutivos e indutivos?

Francis Bacon é conhecido como o fundador do método indutivo. Para Bacon, a realidade tem a ver com aquilo que realizamos no mundo.

Com isso ele é muito mais moderno por seu pensamento novo. Para Bacon, o verdadeiro filósofo natural (cientista da natureza) deveria fazer a acumulação sistemática de conhecimentos mas também descobrir um método que permitisse o progresso do conhecimento, não apenas a catalogação de fatos de uma realidade supostamente fixa, ou obediente a uma ordem divina, eterna e perfeita.O saber deveria ser ativo e fecundo em resultados práticos.

Na filosofia de Bacon podemos destacar algumas problemáticas: como o verdadeiro conhecimento da realidade, o pensamento pós-metafísico, a separação de teologia com ciência, o empirismo e o famoso método indutivo. Porém é importante observar que diante dessas diversas problemáticas que fazem parte do universo do filósofo, iremos nos concentrar no método indutivo exaltando o seguinte problema: o método indutivo de Francis Bacon possui falhas por não considerar a hipótese?

http://charlesfernando-filosofia.blogspot.com.br/2008/05/francis-bacon-um-autntico-empirista.html


CONCLUSÃO

Através deste trabalho pude concluir que existem maneiras diferentes de observar a mesma coisa. A ciência prefere seguir o pensamento dedutivo, lógico já a filosofia tenta buscar coisas novas que estejam no nosso dia-a-dia através do pensamento indutivo.Francis Bacon foi o pioneiro deste tipo de pensamento e por isso se tornou um dos maiores filósofos de sua época.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
www.wikpedia.com
www.uol.com

Leia também:
Dia da Liberdade de Pensamento (14 de Julho)
Lógica
Conhecimento Filosófico
Conhecimento Empírico
Conhecimento Científico

Texto enviado às 16:07 – 13/09/2010
Autor: Igor

Licença: Creative Commons License